Cultura na Sedufsm aborda ciência subordinada ao mercado SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 24/11/16 23h23m
SVG: views 2148 Visualizações

Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação será debatido dia 21 de novembro

Alt da imagem

No dia 11 de janeiro de 2016, a então presidente Dilma Rousseff, sancionou a Lei 13.243, antigo PLC 77/15, que ficou conhecida como o novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação. Em alguns setores das universidades, bem como no meio empresarial, a iniciativa foi saudada. Entretanto, existe uma polêmica envolvendo a nova lei, com muitas críticas não somente do meio sindical e universitário, mas também de pesquisadores avaliando que, a partir desse novo marco, a ciência a ser produzida passa a ser submetida de forma bem nítida aos interesses do mercado.

Com o objetivo de aprofundar mais esse assunto, a edição nº 67 do projeto Cultura na Sedufsm abordará o tema “Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação. A ciência subordinada ao mercado?”. O debate acontecerá no dia 21 de novembro, às 14h, no Auditório Pércio Reis, do Centro de Tecnologia da UFSM.

O Cultura na Sedufsm terá como palestrante Celso Carvalho, do Sindicato dos Técnico-Administrativos da Universidade Federal de Rio Grande (Aptafurg). Participam da mesa junto com Carvalho, os professores Gihad Mohamad (Engenharia Civil da UFSM) e Hugo Gomes Blois Filho (Arquitetura e Urbanismo da UFSM).

Dentre os críticos a essa lei, o geólogo e professor da USP, Ciro Correia, Para o docente, que já foi presidente do ANDES-SN e da Adusp, “esse marco é réu confesso de que quer transformar a universidade em uma prestadora de serviço imediato para promover a ‘inovação’ no nosso restrito parque comércio-industrial.” Para ler a entevista de Ciro Correia, clique aqui.

No início deste ano, o Sindicato Nacional dos Docentes (ANDES-SN), após uma análise detalhada do projeto transformado em lei, elaborou uma cartilha analítica e crítica a respeito do novo Marco Legal. Os pontos preocupantes levantados pelo documento do sindicato deverão também ser trazidos ao debate do Cultura na Sedufsm.

Texto: Fritz R. Nunes

Arte: J.Adams Propaganda

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

‘Mostra ‘Difusão’ é opção para ver o cinema abordando Direitos Humanos

SVG: calendario 12/04/2024
SVG: tag Cultura
Exibições acontecem nos dias 14, 20 e 21 de abril, às 19h, em Associação localizada na Vila Oliveira, em Santa Maria

Documentário remonta 30 anos de história da Boate do DCE

SVG: calendario 05/04/2024
SVG: tag Cultura
Lançamento, com entrada gratuita, acontece na quinta, 11 de abril, às 19h, no Auditório da Cesma

Livro destaca protagonismo das mulheres na Segunda Guerra

SVG: calendario 22/03/2024
SVG: tag Cultura
Dica cultural desta semana é da professora de Comunicação Social da UFSM, Viviane Borelli

Veja todas as notícias