Docentes vão debater antecipação da greve nesta sexta, 18 SVG: calendario Publicada em 17/11/16 18h16m
SVG: atualizacao Atualizada em 24/11/16 23h22m
SVG: views 2608 Visualizações

Decisão foi tomada na plenária que ocorreu nesta quinta pela manhã

Alt da imagem
Por 66 votos contra 47 ganhou a proposta de discutir a antecipação da greve em assembleia nesta sexta-feira

Em assembleia na manhã desta quinta-feira, os docentes da UFSM decidiram pela realização de nova plenária nesta sexta, 18, confirmada para as 16h, no Auditório do Centro de Ciências Rurais (CCR), para discutir com pauta única a antecipação da deflagração de greve, que estava definida para começar no dia 25 de novembro. O assunto foi trazido pelo professor Adriano Figueiró, do Comando de Mobilização dos Professores, que em nome do grupo, considerou que, em função do crescente movimento grevista em nível nacional, e também das ocupações estudantis na UFSM, que seria fundamental a deflagração imediata da greve.

Concomitante à assembleia em Santa Maria, no campus de Frederico Westphalen docentes também se reuniram para analisar a conjuntura e debater encaminhamentos sobre a deflagração da greve, que foi apontada pelo grupo que lá estava para dia 25 de novembro (leia ao final dessa matéria mais detalhes).

Na assembleia de Santa Maria, algumas manifestações discordaram da ideia de antecipar o início da paralisação, por entenderem que seria necessário divulgar, anteriormente, a pauta específica da assembleia para deliberar sobre antecipação da greve. Após um longo debate, foram colocadas em apreciação duas propostas: a de antecipar imediatamente a deflagração de greve, inicialmente marcada para dia 25 de novembro, e a segunda, de convocar uma nova assembleia para esta sexta, 18, com ponto de pauta específico da deflagração. Por 66 votos contra 47 venceu a segunda proposta, de convocar a plenária com pauta específica para esta sexta-feira. Um total de 128 docentes assinou a lista de presenças.

Durante a reunião, que ocorreu no Anfiteatro Loi Trindade Berneira, estudantes que fazem parte das ocupações tiveram espaço para falar e relataram alguns constrangimentos e pressões que estariam sofrendo por parte de professores que se posicionam contrariamente a essa forma de protesto, e também de pessoas desconhecidas que, durante a noite, circulariam de carro próximas aos prédios ocupados. Por sugestão da professora Laura Fonseca, deverá ser reunido um grupo para ir até o reitor, Paulo Burmann, e solicitar providências contra o que ela qualificou de “violência institucional”.

Também foi deliberado pela criação de um Comando Unificado de Mobilização dos três segmentos. Foram indicados pela plenária docente cinco nomes: Getúlio Lemos, Laura Fonseca, José Luiz de Moura Filho, Tatiana Joseph e Maristela Souza.

Local, hora e pauta da assembleia

Sexta, 18 de novembro

1ª chamada (16h), 2ª chamada (16h30)

Local: Auditório Flavio Schneider (CCR)

Pauta:

- Deliberação sobre antecipação do início da greve para dia 18 de novembro.

Obs: A plenária inicialmente havia sido combinada às 14h, mas, em função de que neste horário o auditório do CCR está reservado para o Congresso Estatuinte, e não existem outros espaços livres na UFSM na tarde desta sexta, a assembleia foi retardada para começar às 16h.


Frederico

Ocorreu de forma concomitante com o campus de Santa Maria, uma assembleia docente dos professores da Unidade de Frederico Westphalen. Além do debate realizado pelos docentes, a plenária foi acompanhada de perto por estudantes e servidores técnico-administrativos. Por maioria de votos de um total de 13 presentes, ficou decidido que os professores daquele campus irão aderir ao movimento de greve a partir do dia 25 de novembro, sem antecipação de data.

Texto e foto: Fritz R. Nunes

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Docentes federais e estaduais apontam necessidade de manter mobilização

SVG: calendario 21/12/2016
SVG: tag Greve 2016
Avaliação final do movimento grevista destaca construção da greve geral

Conselho aprova ajuste no calendário acadêmico da UFSM

SVG: calendario 16/12/2016
SVG: tag Greve 2016
Decisão do CEPE foi tomada em reunião ocorrida na manhã desta sexta, 16

Diretoria da Sedufsm reitera pedido sobre recuperação das aulas

SVG: calendario 15/12/2016
SVG: tag Greve 2016
Reitor afirmou que proposta a ser discutida no CEPE recupera cinco semanas de aula
Veja todas as notícias