Mobilização pelos povos Kaigang em Santa Maria SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em
SVG: views 1411 Visualizações

Situação precária dos indígenas será denunciada sábado

Alt da imagem

Nesse sábado (17) acontecerá, na Praça Saldanha Marinho, o segundo evento que visa denunciar a situação dos indígenas Kaigang em nossa cidade. A Noite da Visibilidade Indígena está prevista para começar às 18 horas da tarde e objetiva, principalmente, viabilizar um canal de diálogo dessas comunidades com a população de Santa Maria, explicitando a situação de extrema precariedade a que estão submetidos.

Construída, principalmente, pelo Grupo de Apoio aos Povos Indígenas (Gapin), pelas comunidades indígenas e por grupos do movimento estudantil da UFSM, a Noite da Visibilidade Indígena traz o questionamento: “A cidade que vemos é aquela que queremos ter?”.

Ocupação

Desde o dia 21 de novembro, a comunidade Kaigang ocupa o terreno próximo à estação rodoviária. A ocupação foi resultado do descaso do poder público, que não efetivou, ainda que minimamente, as promessas realizadas na I Assembleia Popular Indígena, realizada na cidade. Aliado a isso, há o fato de que na época do Natal a presença dos Kaigangs é muito forte, em função da venda de artesanato.

Até o presente momento, já foram registradas ocorrências de ameaças contra os indígenas e pessoas envolvidas com a ocupação.

Dia da Visibilidade Indígena

No dia 12 de julho deste ano, lideranças indígenas preencheram a Saldanha Marinho com palavras não compreensíveis para a população, mas que eram simultaneamente traduzidas. Durante o Dia da Visibilidade Indígena, foram distribuídos folders e feitas falas que denunciavam a situação dos indígenas Kaigang e Guarani. Tudo isso culminou em um ato que teve como destino final a frente da Prefeitura, com a entrega de um documento, para a chefe de Gabinete Magali Marques da Rocha, com as solicitações e reivindicações históricas desses povos na cidade.

Texto: Bruna Homrich (estagiária) e Fritz Nunes, da SEDUFSM
Foto: Revista O Viés

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Veja todas as notícias