Greve docente na UFSM inicia nesta terça, 22 SVG: calendario Publicada em 21/11/16 16h56m
SVG: atualizacao Atualizada em 24/11/16 23h21m
SVG: views 1848 Visualizações

Sedufsm comunicou decisão à reitoria ainda na sexta-feira

Alt da imagem
Sedufsm comunicou ainda no final da tarde de sexta a data do início da greve ao reitor Burmann

Os docentes da UFSM iniciam uma greve na instituição nesta terça-feira, 22 de novembro. A decisão foi tomada em assembleia na última sexta, 18, no Auditório Flávio Schneider (CCR), quando estiveram presentes 260 professores. Ainda neste mesmo dia, já ao final da tarde, a diretoria da Sedufsm, através do presidente e do vice, respectivamente os professores Julio Quevedo e João Carlos Gilli Martins, deram conhecimento oficial ao reitor, professor Paulo Burmann.

A greve, na UFSM, foi aprovada por tempo determinado, ou seja, inicia nesta terça e prossegue até que o governo retire a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 55, a antiga PEC 241, que congela os investimentos por 20 anos. Uma nova reavaliação em assembleia está prevista em 13 de dezembro, data estipulada pelo Senado para encerrar a votação em segundo turno da proposta enviada pelo governo Temer.

O movimento paredista, que já vem abrangendo um número significativo de universidades, deve ganhar mais corpo ainda esta semana, a partir da decisão no final de semana dos setores das federais, estaduais e municipais do Sindicato Nacional dos Docentes (ANDES-SN). Na reunião ocorrida em Brasília foi apontada a deflagração de greve por tempo indeterminado a partir de 24 de novembro.

No final da tarde desta segunda, 21, o Comando Local de Greve dos professores da UFSM foi instalado oficialmente, no campus da UFSM e, a partir da sua atuação, as agendas e os debates para os próximos dias e semanas passarão a ser estabelecidos. A diretoria da Sedufsm junto com o Comando estão negociando um local para que as reuniões possam ocorrer periodicamente no campus.

Independente do planejamento do Comando Local, duas atividades já estão marcadas para sexta-feira, dia 25. A primeira, pela manhã, às 9h, no Auditório do CCR, com a reunião dos três segmentos. E a segunda, pela tarde, a partir das 16h, concentração na praça Saldanha Marinho para ato público em defesa da saúde, educação e previdência, por nenhum direito a menos. Uma caravana também está sendo organizada por diversas entidades de servidores para ir a Brasília pressionar os senadores na próxima semana.

O que é a PEC 55 (ex-PEC 241)

A Proposta de Emenda à Constituição 55 (que tramitou na Câmara como PEC 241) propõe a redução do investimento por 20 anos das despesas primárias da União, entre elas Saúde, Educação, Cultura, Infraestrutura, Saneamento, além de retirar da Constituição o percentual mínimo para destinação de recursos para Saúde e Educação Públicas. Caso seja aprovada a proposta, os orçamentos das áreas sociais, já defasados e insuficientes, por exemplo, serão reajustados apenas com base na inflação do período.

Texto e foto: Fritz R. Nunes

Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Docentes federais e estaduais apontam necessidade de manter mobilização

SVG: calendario 21/12/2016
SVG: tag Greve 2016
Avaliação final do movimento grevista destaca construção da greve geral

Conselho aprova ajuste no calendário acadêmico da UFSM

SVG: calendario 16/12/2016
SVG: tag Greve 2016
Decisão do CEPE foi tomada em reunião ocorrida na manhã desta sexta, 16

Diretoria da Sedufsm reitera pedido sobre recuperação das aulas

SVG: calendario 15/12/2016
SVG: tag Greve 2016
Reitor afirmou que proposta a ser discutida no CEPE recupera cinco semanas de aula
Veja todas as notícias