Deputada reafirma contrariedade ao PL 1749 SVG: calendario Publicada em 13/07/11 18h12m
SVG: atualizacao Atualizada em 13/07/11 18h29m
SVG: views 592 Visualizações

Parlamentar diz que lutará pela rejeição do projeto que afeta HUs

Alt da imagem

A deputada federal Alice Portugal, do PCdoB da Bahia, reiterou sua posição contrária ao conteúdo do PL 1749/2011, editado em 5 de julho, em substituição à Medida Provisória (MP 520). No episódio da tramitação da MP, a parlamentar baiana foi uma das que mais se mobilizou no debate sobre a criação da empresa para gerir os Hospitais Universitários, apresentando diversas emendas, que na Câmara, foram derrotadas. A MP 520 acabou derrubada no Senado, em função do prazo exíguo para votá-la.
 
Em depoimento à SEDUFSM, Alice Portugal considerou o PL uma ameaça à autonomia universitária e que a reedição da proposta representa um “equívoco do Ministério da Educação”. Na avaliação da parlamentar, o fato de o projeto ter sido apresentado em caráter de urgência deixa poucas chances de que o conteúdo original possa ser alterado.
 
Segundo Alice, para a apresentação de emendas torna-se necessário reunir 103 assinaturas de deputados, com data que se expirava nesta quarta, 13 de julho, o que para ela tornava essa tarefa quase “impossível”. Contudo, a deputada do PCdoB ressaltou que trabalhará para conseguir apoios e assim apresentar emenda em plenário para tentar “derrotar a proposta”. O prazo de tramitação do PL em regime de urgência é de 45 dias, descontado o período de recesso do Congresso Nacional. Leia aqui, logo abaixo, o conteúdo do PL 1749/11.
 
Evitando confrontos
 
Para o presidente da SEDUFSM, professor Rondon de Castro, o PL 1749/2011 não traz novidades em relação à MP 520. “A única coisa que muda é o instrumento que estão (ministros do governo Dilma) utilizando: reconhecendo que a empresa que querem criar não poderia ser criada pela MP 520, editou-se esse projeto de lei, que deverá ser apreciado em regime de urgência. Ou seja, para evitar maiores confrontos, a proposta do PL, assinada pelos ministros da Educação e do Planejamento deverá correr sem maiores trâmites e decidida em poucas sessões ordinárias”.
 
Afirma ainda Rondon que: “Em termos de conteúdo, o PL 1749 traz os mesmos riscos que a MP 520: a privatização dos serviços hospitalares, eliminando-se a possibilidade de manutenção do atendimento 100% SUS. O governo retirou o "Sociedade Anônima" do texto, já que estava gritante sua intenção privatizante, mas prevê em artigo 2º:
‘§ 3º É assegurado à EBSERH o ressarcimento das despesas com o atendimento de consumidores e respectivos dependentes de planos privados de assistência à saúde, na forma estabelecida pelo art. 32 da Lei nº 9.656, de 3 de junho de 1998, observados os valores de referência estabelecidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar.’
 
Em outras palavras, mesmo havendo a previsão de atendimento gratuito, por conta do SUS, não são definidos percentuais, mas a viabilidade de se cobrar pelo atendimento médico. Como se dará isso, o PL não dá maiores detalhes, mas é evidente que haverá a triagem de pacientes que podem ou não podem pagar por socorro médico”, enfatiza Rondon de Castro.

Texto: Fritz R. Nunes
Foto: Site www.geraldojose.com.br
Assessoria de Impr. da SEDUFSM

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: arquivo-download Documentos

- Íntegra do PL 1749/2011

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias