Docentes interagem com ocupações em Frederico e Palmeira SVG: calendario Publicada em 06/12/16 11h36m
SVG: atualizacao Atualizada em 07/12/16 12h39m
SVG: views 1525 Visualizações

Diretora da Sedufsm fez dinâmica de grupo com estudantes nos campi da UFSM

Alt da imagem
Dinâmica de grupo realizada em Palmeira das Missões

Unificar a UFSM. Esse foi um dos objetivos da visita de professores do Comando Local de Greve às ocupações em Frederico Westphalen e Palmeira das Missões nesta segunda, 5 de dezembro. A diretora da Sedufsm, professora Maristela Souza, esteve acompanhada da integrante do Comando de Greve, professora Lúcia de Fátima Nunes, e do estudante de Educação Física, Gabriel Vielmo Gomes. Pela manhã, a visita foi a Frederico e, à tarde, a Palmeira. A unificação tinha o sentido de mostrar que a universidade é uma só, independente da distância física entre os campi.

Nas duas unidades, Maristela, apoiada pela professora Lúcia e pelo estudante Gabriel, realizaram uma dinâmica de grupo intitulada “dança das cadeiras”, cuja essência, discutida com os estudantes, buscou demonstrar a conjuntura de exclusão em que estamos inseridos. Em Frederico, a atividade aconteceu no prédio ocupado, que é o laboratório de TV. Estavam presentes 10 estudantes, todos do curso de Comunicação Social. Já em Palmeira das Missões, a atividade foi com alunos de Enfermagem e de outros cursos, no prédio ocupado da Enfermagem. Após a dinâmica de grupo houve uma roda de conversa, que contou com a participação de técnico-administrativos e professores.

Tanto em Frederico como em Palmeira havia uma certa apreensão quanto ao desfecho da ação de reintegração de posse dos prédios ocupados na UFSM, que acabou sendo confirmada quase ao final da tarde pelo juiz de Santa Maria. No entanto, foi quase um consenso nas avaliações feitas que, independente de qualquer decisão judicial, o balanço da mobilização é positivo, pois a luta contra a PEC 55 fez avançar a consciência dos estudantes e da comunidade universitária em geral.

Veja mais fotos abaixo, em anexo.

Texto e fotos: Fritz R. Nunes

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Docentes federais e estaduais apontam necessidade de manter mobilização

SVG: calendario 21/12/2016
SVG: tag Greve 2016
Avaliação final do movimento grevista destaca construção da greve geral

Conselho aprova ajuste no calendário acadêmico da UFSM

SVG: calendario 16/12/2016
SVG: tag Greve 2016
Decisão do CEPE foi tomada em reunião ocorrida na manhã desta sexta, 16

Diretoria da Sedufsm reitera pedido sobre recuperação das aulas

SVG: calendario 15/12/2016
SVG: tag Greve 2016
Reitor afirmou que proposta a ser discutida no CEPE recupera cinco semanas de aula
Veja todas as notícias