Nova manifestação contra a PEC 55 nesta terça, 13 SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 12/12/16 15h46m
SVG: views 2831 Visualizações

Ato em Santa Maria se soma à agenda nacional de lutas

Alt da imagem
Concentração será na Praça Saldanha Marinho a partir das 16h

Se em Brasília o escárnio reina, com uma grande crise política que atinge executivo, legislativo e judiciário, nada disso, ao menos, deve passar batido. Ao menos no que depender de muitas entidades sindicais, coletivos e movimentos sociais. Um exemplo disso são as manifestações que estão previstas para ocorrer em todo o país nesta terça-feira, dia 13, data prevista para a votação em 2º turno da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 55, no Senado Federal. E Santa Maria, como não poderia deixar de ser, também dará sua contribuição nesse grande processo de luta.

Baseado justamente nisso, na tarde da última sexta, 9, diversas organizações estiveram reunidas no auditório Suze Scalcon, na Sedufsm, para a preparar a manifestação em Santa Maria. A reunião foi uma convocação da Frente Combativa em Defesa do Serviço Público, entidade que agrega diversos sindicatos, coletivos e movimentos sociais (entre eles a Sedufsm) e que tem sido um dos principais pontos de partida para os últimos atos realizados na cidade. Para a manifestação dessa terça, está programada uma concentração na Praça Saldanha Marinho a partir das 16h, onde devem ser realizadas panfletagem e produção de cartazes e faixas. Em paralelo a isso, intervenções culturais também estarão ocorrendo. Após esse primeiro momento, próximo às 17h30, a manifestação deve sair em marcha pelas principais ruas do centro de Santa Maria.

PEC 55 e muito mais

Assim como as mais recentes mobilizações – e também todo o processo de luta das greves e ocupações – a principal pauta da manifestação do próximo dia 13 é o combate à PEC 55, que pretende instituir um teto para investimentos em importantes setores, como a saúde e a educação, pelos próximos 20 anos. Contudo, não será apenas a PEC 55 que movimentará as ruas do Brasil na próxima terça. A reforma da previdência (PEC 287/2016), na iminência de ser levada à voto, e a reforma trabalhista também estão entre os principais alvos. Além disso, uma outra pauta central e também em iminência de aprovação (com votação agendada para o próprio dia 13, mas na Câmara de Deputados) é a Medida Provisória (MP) 746, conhecida como a “Reforma do Ensino Médio”, e que tramita como Projeto de Lei de Conversão (PLV) 34. A “Reforma”, além de precarizar duramente o trabalho na educação, deve apontar novas diretrizes de ensino que retiram o caráter crítico e a função social da escola pública. Por fim, o pacotão do governo Sartori, que tem extinguido fundações e parcelado salários do funcionalismo em nome do pagamento da dívida, também está entre os temas da manifestação.

Manifestação nacional

Como já dito, o ato dessa terça deve ocorrer em todo o Brasil. Além disso, outra característica importante dessa manifestação – assim como já ocorrera em diversas outras ocasiões – é que ela deve unificar muitos setores da classe trabalhadora. No último dia 29, enquanto o 1º turno de votação da PEC 55 ocorria no Senado, mais de 40 mil pessoas marcharam em protesto na Esplanada dos Ministérios. A manifestação, contrastando com a tranquilidade com a qual as coisas ocorriam no Senado (a portas fechadas), foi duramente reprimida pela polícia militar, com bombas, balas de borracha e outros artificies. Diversas pessoas ficaram feridas.

Confira o evento no facebook aqui.

Texto e fotos: Rafael Balbueno
Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Docentes federais e estaduais apontam necessidade de manter mobilização

SVG: calendario 21/12/2016
SVG: tag Greve 2016
Avaliação final do movimento grevista destaca construção da greve geral

Conselho aprova ajuste no calendário acadêmico da UFSM

SVG: calendario 16/12/2016
SVG: tag Greve 2016
Decisão do CEPE foi tomada em reunião ocorrida na manhã desta sexta, 16

Diretoria da Sedufsm reitera pedido sobre recuperação das aulas

SVG: calendario 15/12/2016
SVG: tag Greve 2016
Reitor afirmou que proposta a ser discutida no CEPE recupera cinco semanas de aula

Veja todas as notícias