Reitor informa que eleição de Conselheiros na UFSM será adiada SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 22/12/16 17h15m
SVG: views 1909 Visualizações

Processo de escolha deve ficar para o período do pós-eleição à reitoria

Alt da imagem
Reitor Paulo Burmann informou adiamento nas reuniões do Consun e do CEPE, semana passada

O processo de eleição de conselheiros, tanto ao Conselho Universitário (Consun), quanto ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), será adiado para 2017. A data ainda não está definida, mas provavelmente ocorra somente após a consulta para a escolha do novo reitor, cuja data possivelmente seja em meados de julho. A informação sobre o adiamento da eleição aos conselhos foi dada pelo reitor Paulo Burmann, semana passada. Na quinta, 15, ele falou aos membros do Consun, e na sexta, aos membros do CEPE.

Burmann justificou o adiamento no processo de eleição dos conselheiros em virtude de dois motivos: a escolha deveria ter acontecido no período mais recente, mas o fato de os segmentos estarem em greve, teria inviabilizado o processo; já a explicação para que não ocorra no início do próximo ano é que, com o retorno do semestre letivo, em março, o processo sucessório para o novo comando da instituição deverá ser deflagrado.

A decisão da reitoria de adiar o processo para eleição dos conselheiros não teve contestações nas reuniões dos dois conselhos. Durante a sessão do Consun de quinta, 15, apenas a servidora técnico-administrativa aposentada, Maria Loura da Silveira, ponderou que na atual legislatura do Conselho Universitário, não há presença de docentes aposentados, o que descumpre o regimento.

Paulo Burmann respondeu que essa questão não havia sido resolvida por aspectos burocráticos e legais, envolvendo a pessoa que tinha se candidato. Conforme Loura, o reitor disse que, brevemente, outro edital será publicado para preencher essa vaga. “Se vai abrir edital para o caso do docente aposentado, por que não abrir para os demais”, questionou ela em depoimento à assessoria de imprensa da Sedufsm.

Dois ex-conselheiros ouvidos pela assessoria de imprensa da Sedufsm consideram inusitada a ideia de adiar o processo eleitoral para a escolha de conselheiros. Segundo um deles, vários dos membros dos conselhos são cargos natos, ou seja, estão lá por representação, como por exemplo, diretores de centro, sem necessidade de eleição. E, que, portanto, o processo de eleição não demanda um trabalho extenso, pois apenas parte dos membros é eleita.

O outro ex-conselheiro ouvido pela Sedufsm também avaliou que não vê motivo para que não se faça a eleição aos conselhos em meio a um processo de debate sobre a escolha do novo reitor. “Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa”, frisou.

Texto e foto: Fritz R. Nunes

Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Seminário “Universidade que queremos” acontece nesta quinta, 25 de abril

SVG: calendario 24/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento ocorre às 19h, no Auditório Flávio Schneider e terá a presença da professora Wrana Panizzi e do professor Renato Dagnino

Reunião entre docentes do EBTT e reitor da UFSM discute Ação Civil Pública sobre controle de frequência

SVG: calendario 23/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Encontro debateu alternativas para atender às exigências do MPF e garantir equidade entre os(as) docentes

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

Veja todas as notícias