Santa Maria rememora, dia 27, quatro anos da tragédia da Kiss SVG: calendario Publicada em 24/01/17 09h31m
SVG: atualizacao Atualizada em 24/01/17 09h33m
SVG: views 1735 Visualizações

Programação da semana tem desde grafitagem até homenagens e palestras

Alt da imagem
Pintura em forma de grafite está sendo feita junto ao Viaduto Evandro Behr

A tragédia da boate Kiss, em Santa Maria, que ceifou a vida de 242 pessoas e deixou mais de 600 feridos, completa na sexta, 27, quatro anos. Longos anos em que a busca por justiça foi incessante por parte dos familiares, unidos em torna da Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) e do Movimento do Luto à Luta. E na semana em que mais uma vez se fará a memória da tragédia como forma de homenagear os que se foram, uma programação foi delineada e ocorre até a próxima sexta-feira. A diretoria da Sedufsm, que apoia a luta dos familiares desde 27 de janeiro de 2013, participará das atividades.

Estão programadas diversas homenagens e momentos de reflexão, cujo objetivo primordial é a valorização da vida, frisa material de divulgação da AVTSM. “As vitimas não têm quem fale por elas. Então, nós estamos cobrando o que tiraram delas. Esquecer é muita covardia. Se você se esquece, você se omite e deixa a coisa acontecer de novo. Vamos respeitar esses jovens e pensar na segurança de todos. Temos uma obrigação moral de lutar por essa causa”, diz o presidente da Associação dos Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), Sérgio da Silva.

As homenagens já estão sendo desenvolvidas em Santa Maria. No túnel do Viaduto Evandro Behr, no Centro, uma pintura está sendo feita por um grupo de universitários para passar uma mensagem de valorização de vida. O grafite deve ficar pronto até o dia 27. Também na fachada do prédio da antiga boate pinturas grafitadas foram realizadas no último final de semana.

No dia em que a tragédia completa quatro anos, na sexta-feira, haverá uma roda de conversa a partir das 9h, com profissionais que atuaram ou atuam em atividades ligadas à tragédia. Eles falarão sobre ações e desafios em torno do acontecimento. O debate ocorre no auditório da SUCV (Rua Venâncio Aires, 1934, esquina com a Avenida Rio Branco, no Centro). Confira a programação:

Sexta, 27

9h- bate-papo com profissionais que atuaram junto à tragédia, no auditório da SUCV;

15h- atividades na praça Saldanha Marinho, com apresentações musicais e teatrais. Estão confirmados um corneteiro da Base Aérea, o Coral Orquestrando Ulbra (formado por crianças), a cantora e compositora Giovanna Maira, a Companhia Sorriso e a Banda da 3ª Divisão do Exército.

17h- culto ecumênico na praça Saldanha Marinho, com representantes de diferentes religiões.

18h- toque dos sinos das igrejas está programado.

18h20- leitura de mensagem do presidente da AVTSM, Sérgio da Silva.

18h40- 242 balões serão soltos, no momento em que tocarão as sirenes dos dois caminhões de bombeiros que estarão na praça.

19h15- corneteiro faz homenagem na praça

19h20- telão na Saldanha Marinho veiculará vídeo de homenagem aos pais, feito pela TV OVO.

Para encerrar o dia, será realizado um colóquio com o professor da Unicamp, tradutor e crítico literários Márcio Seligmann. Ele estará acompanhado pela professora doutora Rosana Dorio Bohrer, psicóloga e especialista, além de uma sobrevivente da tragédia e um familiar de vítima. A atividade ocorre sob a tenda na praça Saldanha Marinho.

Os eventos do dia 27 serão realizados pela AVTSM, pelo Instituto Condor, pelo Acolhe Saúde, pela TV OVO e pelos movimentos Santa Maria do Luto à Luta – Meu Partido é um Coração Partido e Kiss: Que não se Repita, com apoio da prefeitura de Santa Maria. Todos são convidados a dar uma passada nos eventos para um abraço aos familiares ou, em qualquer lugar, fazer uma oração pelas vítimas da tragédia.

Exibição de “Janeiro 27” na TV

A data do incêndio que interrompeu a vida de 242 jovens também será marcada pela exibição de “Janeiro 27”, no canal de TV a cabo Prime Box Brasil. O documentário aborda os relatos de sobreviventes, familiares e amigos das vítimas. O filme, inédito na televisão a cabo, será transmitido no dia 27 de janeiro, na faixa ‘Prime Doc’, às 20 horas.

Realizado pela produtora Accorde Filmes, “Janeiro 27” nasceu da vontade da AVTSM em marcar o ocorrido no primeiro ano da tragédia, em 2014. Assinando a direção do documentário estão Paulo Nascimento e Luiz Alberto Cassol, cineastas que possuem relação próxima com a cidade de Santa Maria.

Fonte: AVTSM

Foto: Dartanham Figueiredo

Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias