Criada a representação local da CSP Conlutas SVG: calendario Publicada em 20/12/11 16h56m
SVG: atualizacao Atualizada em 20/12/11 16h57m
SVG: views 854 Visualizações

Ato aconteceu nesta segunda com presença da SEDUFSM

Alt da imagem
Grupo de sindicalistas que dá início à CSP Conlutas em Santa Maria

Foi formada nesta segunda (19), em Santa Maria, a representação local da CSP Conlutas - Central Popular e Sindical, reunindo representantes de sindicatos e oposições de trabalhadores da cidade e região. De acordo com o presidente da Sedufsm, professor Rondon de Castro, a criação dessa central sindical em Santa Maria, reflete o aumento da luta de sindicatos independentes contra os ataques do governo sobre os trabalhadores em todo país. "A CSP é a oportunidade que temos para estreitar laços entre categorias distintas, que resistem aos ataques desferidos pelo governo", comentou Rondon.

A opinião é compartilhada pelo diretor do Sindicato dos Comerciários de Santa Cruz do Sul, Marcos de Azevedo, que ressaltou o crescimento da CSP - Conlutas, na proporção que a crise financeira mundial cresce e da ameaça constante do governo sobre os direitos dos trabalhadores.

O professor Jefferson Cavalheiro, militante da oposição no CPERS (Sindicato dos Professores Estaduais), por sua vez, afirmou que as categorias envolvidas na criação da CSP Conlutas local são significativas, agregando um número expressivo de trabalhadores. Isso corresponde à expectativa existente de se intensificar a solidariedade classista entre as diversas categorias em causas comuns. "O caso da privatização dos hospitais universitários, por exemplo", comentou Jefferson, "não é problema exclusivo dos docentes e técnico-administrativos da UFSM, mas de toda a comunidade santa-mariense. O prejuízo será de todos!"

Adesão do ANDES

No caso da Sedufsm, a adesão à nova central sindical é alvo de debates desde 2005, quando o ANDES-SN rompeu - no Congresso de Curitiba - com a CUT (Central Única dos Trabalhadores), por causa da sua linha oficialista e de apoio ao governo do Partido dos Trabalhadores. A adesão do sindicato nacional à CSP aconteceu oficialmente durante o congresso do ANDES-SN, ocorrido em Uberlândia, em 2011, definindo-se na ocasião que as seções sindicais se empenhassem em construir nas representações locais, regionais e estaduais da CSP - Conlutas.

Estiveram presentes representantes da Sedufsm, do Sindicaixa, da oposição organizada no sindicato dos rodoviários, da oposição no Cpers, além de diretores do Sindicato dos Comerciários de Santa Cruz do Sul. A próxima reunião acontecerá em fins de janeiro.

Texto: Fritz R. Nunes com informações de Rondon de Castro
Foto: Silvério Stuben
Assessoria de Imprensa da SEDUFSM


 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias