Santa Maria tem novo ato contra reformas do governo nesta sexta, 31 SVG: calendario Publicada em 28/03/17 17h06m
SVG: atualizacao Atualizada em 28/03/17 17h21m
SVG: views 2005 Visualizações

Protesto inicia às 17h, na praça Saldanha Marinho

Alt da imagem

Esta semana será encerrada com protesto em Santa Maria. Na sexta-feira, 31 de março, trabalhadores e movimentos sociais reúnem-se, a partir das 17h, na praça Saldanha Marinho. O objetivo da atividade é denunciar, mais uma vez, as contrarreformas propostas pelo governo federal, principalmente as que ferem o acesso à Previdência Social e aos direitos trabalhistas.

Outro motivo central de mobilização nesta sexta é o repúdio à aprovação, na Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei (PL) 4302/98, que libera a terceirização para todas as áreas das empresas (atividades-fim e atividades-meio), nas esferas pública ou privada. Tal aprofundamento da terceirização tenderá a precarizar as condições de trabalho, conforme apontam estudos como o do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA), segundo o qual os salários de empregados terceirizados são, em média, 17% menores do que aqueles pagos sob as garantias da Consolidação das Leis Trabalhistas, a CLT.

Já o Departamento Intersindical de Estudos Socioeconômicos (DIEESE) revelou que em 80% dos casos de acidentes de trabalho as vítimas prestavam serviços a empresas terceirizadas, pois elas têm menor apego à observância das normas de segurança.

O protesto desta sexta faz parte de um calendário nacional de mobilização, que prevê, para o dia, atos em diversas cidades e estados, na perspectiva, também, de preparação para a greve geral brasileira, cuja deflagração está marcada para o dia 28 de abril.

Unidade

Quem convoca o ato de sexta, 31, é a Frente Combativa em Defesa do Serviço Público. E, para que a atividade de mobilização seja o mais ampla e unitária possível, os integrantes da Frente convidam a todos os sindicatos, movimentos sociais e pessoas interessadas a participarem de uma reunião nesta quarta-feira, 29, às 18h, na Sedufsm. A pauta do encontro será a organização do ato de sexta.

Materiais de divulgação online e panfletagens pela cidade e no campus da UFSM também serão realizadas ao longo da semana, com objetivo de mobilizar e dialogar com a população santa-mariense.

AGENDA:

29/03: Reunião ampliada com sindicatos e movimentos sociais para organização do ato de sexta, 31. Às 18h, na SEDUFSM.

31/03: Ato na Praça Saldanha Marinho, a partir das 17h, contra as reformas Previdenciária, Trabalhista e o projeto da Terceirização.

28/04: Deflagração da Greve Geral no Brasil.

 

Texto e foto: Bruna Homrich

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm convoca assembleia para a próxima quinta, 10 de fevereiro

SVG: calendario 04/02/2022
SVG: tag Reforma da Previdência
Deliberação sobre greve unificada do funcionalismo está na pauta

Previdência do servidor sofre novas alterações em 2021

SVG: calendario 06/01/2021
SVG: tag Reforma da Previdência
Regra de transição exigirá, no mínimo, 98 pontos para homens e 88 para mulheres

Novas alíquotas previdenciárias passam a valer a partir de 1º março

SVG: calendario 07/02/2020
SVG: tag Reforma da Previdência
Andes cria calculadora para que docentes conheçam o impacto em seus vencimentos
Veja todas as notícias