Cultura na Sedufsm deste sábado marca luta pela memória e a verdade SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 31/03/17 17h22m
SVG: views 1499 Visualizações

Apresentação artística ocorre no Espaço Cultural Victorio Faccin, às 20h

Alt da imagem

Neste sábado, 1º de abril, rememoram-se, com pesar, os 53 anos do golpe civil-militar que derrubou o governo do presidente João Goulart e instituiu, no Brasil, 20 anos de ditadura. Os movimentos sociais atestam a necessidade de lembrar os abusos e atrocidades cometidas naquele período como forma de nunca caírem no esquecimento ou voltarem a imperar como práticas de nosso tempo. E, para marcar criticamente a data, o sindicato promove a 68ª edição do projeto Cultura na Sedufsm, exatamente no “aniversário” do golpe.

Às 20h deste sábado, 1º, ocorre a apresentação do espetáculo “Memória e verdade e canções que falam de luta” no Espaço Cultural Victorio Faccin (Duque de Caxias, 380, bairro do Rosário). A entrada é franca e, quando do início da atividade, as portas do local serão fechadas.

Os responsáveis pelo espetáculo são estudantes do curso de Direito da UFSM que, sob a coordenação da professora Bia Oliveira, do departamento de Direito, compõem o grupo chamado “Direito em canto e verso”. Trata-se de um projeto de extensão universitário que aborda o tema da “memória e verdade” a partir de uma perspectiva poético-musical, com a intercalação de poesias e trechos de canções proibidas durante a ditadura militar.

A novidade preparada para o Cultura na Sedufsm é que, após a performance, haverá a apresentação de canções que marcaram a luta contra o regime militar brasileiro. Dessa forma, a atividade se divide em duas partes: 1ª) “Memória e verdade”, com diálogo, música e poesia, misturando os fragmentos; 2ª) Apresentação de canções que falam de luta, tendo como protagonista Gustavo ‘Garoto’, da banda Guantánamo Groove. Entre as canções: Apesar de você (Chico Buarque), Para não dizer que não falei das flores (Geraldo Vandré), além de Elis Regina, Ivan Lins, entre outros.

O grupo “Direito em canto & verso” é composto por oito integrantes, a maioria estudantes do próprio curso e mais a professora Bia Oliveira. A direção do espetáculo é de Pilly Calvin. Após a performance, que tem duração de uma hora, haverá uma roda de conversa.

 

Texto: Bruna Homrich e Fritz Nunes

 

Arte: Rafael Balbueno

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Seção Sindical não terá atendimento ao público na manhã de segunda-feira

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Equipe funcional estará dando suporte à assembleia docente no campus sede, em Camobi

Veja todas as notícias