69º Cultura na Sedufsm discutirá combate às opressões SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 11/05/17 18h35m
SVG: views 4357 Visualizações

Evento ocorrerá no dia 22/05 e abordará o sexismo, a homofobia e o racismo

Alt da imagem

Elas foram sentidas desde sempre. Por vezes maquiadas de elemento “cultural”, “brincadeira”. Na maioria das vezes naturalizadas e banalizadas. Estamos falando das opressões cotidianas ou a violência através dos “preconceitos” – num jargão mais comumente usado. O lado bom? Elas nunca foram tão discutidas, denunciadas e combatidas. Não é à toa que cada vez mais existem coletivos, movimentos, grupos de estudo e trabalho voltados para discutir a violência do dia-a-dia. Um dos exemplos disso é o Grupo de Trabalho de Política de Classe para as Questões Étnico-raciais, de Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS) do ANDES-SN, responsável pela promoção de debates e espaços formativos e também pela construção de materiais pedagógicos que abordam tais temas.

E foi justamente na esteira disso que a temática da 69ª edição do projeto Cultura na Sedufsm foi pensada. Sendo assim, no dia 22 de maio, às 19h, o auditório Suze Scalcon receberá o debate “Combate às opressões: discutindo o sexismo, a homofobia e o racismo”. Como convidadas e convidados o evento contará com o professor do departamento de Geociência da UFSM e militante do movimento LGBT, Benhur Pinós da Costa, a militante do movimento negro, integrante do Fórum de Mulheres de Santa Maria, do Conselho Municipal de Povos de Terreiros de Santa Maria e suplente no Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres do Estado do Rio Grande do Sul, Sandra Beatriz Aires dos Santos, a professora do departamento de Enfermagem da UFSM e integrante do Fórum de Mulheres de Santa Maria, Maria Celeste Landerdahl, e o cacique da comunidade Kaingang de Santa Maria e professor da Escola Estadual Augusto Opê da Silva, Natanael Claudino.

Para o presidente da Sedufsm, Júlio Quevedo, que também é integrante do GTPCEGDS e estará na coordenação da mesa no dia 22, a discussão de tais temáticas é fundamental já que as universidades, infelizmente, não são espaços imunes a essas opressões. “O Andes tem feito esse trabalho porque a universidade é a sociedade. O movimento das mulheres, por exemplo, foi um que cresceu bastante dentro do sindicato e muitos são os relatos das docentes que enfrentam a opressão dentro de sala de aula, dos seus departamentos. E isso gerou uma consciência a respeito do que é cotidiano dentro da universidade e fez com que elas trouxessem esses temas para os espaços da categoria”, aponta Quevedo. Aliás, para o professor, a presença da temática das opressões entre as discussões promovidas pelo sindicato é fundamental e dialoga diretamente com a discussão de um projeto de educação. “De uns três a quatro congressos pra cá tem aparecido muitos textos de apoio (TAs) sobre essas questões e que tem gerado textos resoluções (TRs) sobre a atuação do Andes no combate às opressões. E isso é fruto de uma ação conjunta dos grupos de trabalho e estudo. Além disso nós temos avaliado que não adianta ficarmos discutindo somente políticas para a educação se nós não pensarmos que educação é essa. É uma educação inclusiva? Então pensar uma educação inclusiva é pensar o combate às opressões”, conclui o presidente da Sedufsm.

Ferida Calo e lançamento de cartilha do GTPCEGDS

Para além do debate, e acrescentando perspectivas à discussão, a 69ª edição do Cultura na Sedufsm também contará com a exibição do espetáculo de dança contemporânea “Ferida Calo”, produção do Laboratório Investigativo de Criações Contemporâneas em Dança da UFSM (LICCDA) e que tem a direção do professor Odailso Berté. Baseado nas obras da artista mexicana Frida Kahlo, a intervenção apresenta reflexões sobre corpo e gênero e as relações entre arte e política. E por fim, como último ato desse evento, será feito o lançamento da cartilha “Em defesa dos direitos das mulheres, dos indígenas, das/os negras/os, e das/os LGBT”, organizada a partir de acúmulos do Grupo de Trabalho de Política de Classe para as questões Etnicorraciais, de Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS) do Andes-SN. A cartilha será distribuída e é gratuita.

69º edição do Projeto Cultura na SEDUFSM apresenta:

COMBATE ÀS OPRESSÕES: discutindo o sexismo, a homofobia e o racismo

Debatedores:
Benhur Pinós, professor do Dpto de Geociências e militante do movimento LGBT 
Sandra Aires, militante do movimento negro 
Maria Celeste Landerdahl, Fórum de Mulheres de Santa Maria 
Natanael Claudino, cacique da comunidade kaingang

Coordenação:
Júlio Quevedo, presidente da SEDUFSM e membro do GTPCEDGS/ANDES-SN

Dia 22 de maio de 2017, às 19, no Auditório da Suze Scalcon
Rua André Marques, 665 – Anexo a SEDUFSM.

Texto: Rafael Balbueno
Imagem: divulgação
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

‘Mostra ‘Difusão’ é opção para ver o cinema abordando Direitos Humanos

SVG: calendario 12/04/2024
SVG: tag Cultura
Exibições acontecem nos dias 14, 20 e 21 de abril, às 19h, em Associação localizada na Vila Oliveira, em Santa Maria

Documentário remonta 30 anos de história da Boate do DCE

SVG: calendario 05/04/2024
SVG: tag Cultura
Lançamento, com entrada gratuita, acontece na quinta, 11 de abril, às 19h, no Auditório da Cesma

Livro destaca protagonismo das mulheres na Segunda Guerra

SVG: calendario 22/03/2024
SVG: tag Cultura
Dica cultural desta semana é da professora de Comunicação Social da UFSM, Viviane Borelli

Veja todas as notícias