Argentina prende torturador do período ditatorial SVG: calendario Publicada em 26/12/11 16h50m
SVG: atualizacao Atualizada em
SVG: views 319 Visualizações

Luís Enrique Baraldini encontrava-se foragido desde 2003

Alt da imagem

O governo argentino prendeu, no último domingo (25), um ex-militar que teve participação ativa no Plano Condor, sendo acusado de violação aos direitos humanos durante o período da ditadura militar na Argentina. Foragido desde 2003, Luís Enrique Baraldini foi preso pela polícia aeroportuária, na cidade boliviana de Santa Cruz de La Sierra, quando se reunia com a família para passar o Natal.

Quem comemorou a operação foi a ministra de Segurança, Nilda Garré, que, além de elogiar o trabalho da polícia aeroportuária, ressaltou a natureza do preso: “Trata-se dos relatos de testemunhas que o definem como um homem de extrema ferocidade, que torturava pessoalmente, participava das sessões de tortura”. Hoje com 73 anos de idade, é ainda acusado de participação na tentativa de magnicídio (assassinato de pessoa ilustre) contra o presidente Evo Morales, em 2009.

O Plano Condor representou uma aliança político-militar entre os regimes ditatoriais da América do Sul (Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, Paraguai e Uruguai), criada para exercer e coordenar a repressão aos opositores dos regimes e eliminar líderes de esquerda instalados nesses países.

Quando do período ditatorial argentino, cerca de três mil pessoas desapareceram. Até então, o governo da Argentina tem trabalhado no sentido de condenar acusados e aprovar leis que resgatem a história do regime militar, não tornando esse um período obscurecido pela mancha da impunidade. Apenas em novembro de 2011, 16 militares foram condenados à prisão perpétua por crimes contra a humanidade.

Fonte: Rede Brasil Atual
Foto: Blogs.perfil.com
Edição: Bruna Homrich (estagiária) e Fritz Nunes, da SEDUFSM

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias