56º CONAD inicia nesta quinta-feira SVG: calendario Publicada em 13/07/11 19h47m
SVG: atualizacao Atualizada em
SVG: views 165 Visualizações

Conselho do ANDES-SN acontece em Maringá (PR) e se estende até domingo

Alt da imagem

O ANDES-SN promove a partir desta quinta, 14, até domingo, 17 de julho, em Maringá (PR), o seu 56º Conad, com o objetivo de avaliar o Plano de Lutas dos docentes das instituições de ensino superior aprovado para o período e apreciar as contas do Sindicato. Sediado pela Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual de Maringá – Sesduem, o evento terá como tema central “Autonomia universitária, trabalho docente e independência sindical”.

No evento, os docentes irão debater os processos de luta que têm marcado diferentes setores da categoria. No âmbito das instituições estaduais e municipais, o destaque é para a série de lutas em cursos, como as greves e mobilizações ocorridas na Bahia, Piauí e Ceará. O desafio que o setor das IPES enfrenta é combinar a luta jurídica com a política, e desencadear o processo de formulação da pauta dos docentes deste setor para 2012.

Em relação ao setor das federais, os docentes irão avaliar o processo de unificação dos servidores públicos dos mais diversos setores para a campanha 2011, além de discutir estratégias para avançar em conquistas específicas da categoria, especialmente a reestruturação da Carreira de Professor Federal.

De acordo com as deliberações da plenária do 30º Congresso do ANDES-SN, realizado em Uberlândia de 14 a 21/2, o 56º Conad terá, também, a tarefa de atualizar o chamado “Caderno 2”, o documento que, historicamente, abarca a proposta do ANDES-SN para a universidade brasileira, com caráter público, gratuito, laico e de qualidade.

Este Conad também irá deliberar sobre propostas de aprimoramento do funcionamento e organização da CSP-Conlutas, a central sindical e popular criada durante o Congresso da Classe Trabalhadora (Conclat), em junho do ano passado, em Santos (SP).

No 55º Conad, os docentes reconheceram a criação da nova central e referendaram a participação do ANDES-SN na sua Secretaria Executiva. Também aprovaram que o Sindicato Nacional atuasse em favor da construção do diálogo com outros setores do movimento sindical e popular combativo.

No 30º Congresso, a plenária aprovou a filiação e deliberou o estabelecimento do prazo de um ano para a realização de um balanço do processo de reorganização da classe trabalhadora no âmbito da central, além de apontar para a discussão pautada para este Conad.

Texto: ANDES-SN
Foto e edição: Fritz R. Nunes (SEDUFSM)

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias