Federal de Uberlândia institui cobrança em pós-graduação latu sensu SVG: calendario Publicada em 24/07/17 14h21m
SVG: atualizacao Atualizada em 24/07/17 14h23m
SVG: views 1228 Visualizações

Sindicato docente considera decisão antidemocrática por não passar por instâncias superiores

Alt da imagem

A Administração da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) voltou a cobrar, no mês de junho, mensalidade nos cursos de pós-graduação latu sensu. A decisão, que não passou pelas instâncias deliberativas da instituição, desrespeita a resolução nº 07/2016 do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação (Conpep) da universidade, que estabelece normas gerais para a criação, organização e alterações relativas aos cursos de pós-graduação.

Desde 2012, a UFU estava proibida de ofertar cursos devido a irregularidades constatadas pelo Ministério Público Federal (MPF). Entretanto, um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), firmado junto ao MPF, permitiu à universidade oferecer esses cursos com taxas de mensalidades, deixando novamente de ser uma instituição totalmente pública.

Segundo Jorgetânia Ferreira, presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Uberlândia (Adufu - Seção Sindical do ANDES-SN), a comunidade acadêmica da UFU foi surpreendida pela decisão. "Não participamos desta decisão, a Administração não fez a discussão coletiva no interior da universidade. Soubemos da mudança através das propagandas, por meio de outdoors, dentro da UFU, o que só reafirma que a medida já estava sendo orquestrada”, criticou.

A presidente da Adufu SSInd. informou que docentes, técnicos e estudantes irão se reunir, em breve, para discutir ações de enfrentamento contra a medida e em defesa da educação superior pública e 100% gratuita, conforme garante a Constituição Federal. “A UFU está abrindo mão da sua autonomia para favorecer os setores privados. Lamentamos, pois sabemos que isso enfraquece a perspectiva de uma universidade pública, gratuita e democrática e favorece os interesses privatistas da educação”, completou a docente.

Fonte: ANDES-SN

Foto: Arquivo

Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias