Assembleia aprova contribuição ao Memorial Kiss SVG: calendario Publicada em 17/11/17 17h32m
SVG: atualizacao Atualizada em 17/11/17 17h42m
SVG: views 1567 Visualizações

Sindicato também vai estimular filiados (as) a contribuírem individualmente

Alt da imagem
Professor Hugo Blois Filho falou do papel da arquitetura desde antes até o pós-tragédia

A assembleia docente realizada no Auditório Suze Scalcon da Sedufsm, no início da tarde desta sexta, 17, aprovou a proposta da diretoria do sindicato de fazer uma doação financeira para a concretização do projeto do Memorial Kiss. Conforme a deliberação da plenária, o sindicato docente fará um aporte de cinco mil reais. Além disso, por sugestão do professor Dartanham Figueiredo, a Sedufsm também fará uma divulgação com o objetivo de estimular sindicalizadas (os) a promoveram doações individuais.

Durante a assembleia, que contou com a presença de Sérgio da Silva e Flávio Silva, da Associação de Familiares de Vítimas e de Sobreviventes (AVTSM), houve várias manifestações, a maioria delas expressando emoção pelas lembranças do que foi a tragédia, e a dificuldade, ainda hoje, de que sejam responsabilizados os causadores. O diretor da Sedufsm, professor Hugo Blois Filho, lembrou que as falhas arquitetônicas estão entre as principais causas do desastre na boate. Contudo, acrescentou, agora é a arquitetura que precisa dar uma resposta. Blois frisou que a Sedufsm sempre procurou estar ao lado dos familiares e lembrou o importante trabalho de apoio aos familiares, do então presidente da entidade, Rondon de Castro, na época em que ocorreu a tragédia.

Conduzindo a mesa, o vice-presidente do sindicato, professor João Carlos Gilli Martins, enfatizou a importância da solidariedade aos familiares. Também destacou que a Sedufsm se esforçará no sentido de fazer apelos à comunidade da UFSM, e também à de Santa Maria, sobre a relevância de a cidade apoiar a construção desse memorial. Gilli também classificou a nomeação do ex-prefeito Cezar Schirmer a um cargo no governo estadual como uma espécie de “tapa na cara” daqueles que foram atingidos pela tragédia.

Responsabilidade do Estado

Em sua fala, o diretor da Sedufsm, que também é do departamento de Engenharia Civil da UFSM, professor Gihad Mohamad ressaltou o papel do Estado. Para ele, o Memorial deveria estar sendo bancado, em termos de recursos, pelo Estado, que foi o ente que falhou e levou à tragédia de 27 de janeiro de 2013.

Presentes à assembleia, Sérgio da Silva e Flávio Silva, da AVTSM, também usaram o microfone para se manifestar. Para Sérgio, o envolvimento dos professores e da UFSM em geral, é fundamental, tendo em vista que a instituição perdeu muitos estudantes. Flávio Silva explicou que o Memorial Kiss não é uma obra que se refere apenas aos familiares. Segundo ele, deverá servir como lembrança para que fato semelhante não mais se repita.

As contribuições para o Memorial Kiss podem ser feitas através de uma conta na Caixa Econômica Federal:

Agência 0501; Operação 013; Conta Corrente: 257451-4.

Pela internet a campanha vai até o dia 25 de novembro. Basta acessar http://juntos.com.vc/pt/memorialkiss

Texto e foto: Fritz R. Nunes

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

 

 

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias