Brasileiros pagam juros vultosos por cartão de crédito SVG: calendario Publicada em 05/01/12 15h54m
SVG: atualizacao Atualizada em
SVG: views 355 Visualizações

Taxa a ser paga atinge o valor de 237,9% ao ano

Alt da imagem

Os brasileiros que utilizam o cartão de crédito para suas compras estão submetidos ao pagamento de uma taxa de juro exorbitante. Quem revela isso é a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), através de uma pesquisa divulgada na última segunda-feira, dia 2.

Se comparada com a soma da taxa de seis países, cinco da América do Sul mais o México, a taxa de juros do crédito rotativo brasileiro mostra-se superior. As pessoas que utilizam tal serviço pagam uma taxa média de 237,9% de juros ao ano. Esse valor é quase cinco vezes superior ao registrado na Argentina, 50%.

A colocação das taxas de juros analisadas é a seguinte: Brasil (237,9%); Argentina (50%); Chile (40,7%); Peru (40%); México (36,2%); Venezuela (29%); Colômbia (28,5%).

De acordo com a Proteste, os cartões de créditos são o principal motivo de endividamento dos consumidores, justamente por suas altas taxas de juros: “As condições econômicas dos países pesquisados, quando confrontadas com a do Brasil, mostram claramente que a taxa média dos juros praticada no Brasil realmente é exagerada; caso fosse a metade, ou seja, de 119% ao ano [equivalente a 6,75% ao mês] ainda seria maior que o dobro da segunda colocada”, diz a associação.

Fonte: Sindicato dos Bancários
Ilustração: Rafael Balbueno
Edição: Bruna Homrich (estagiária) e Fritz Nunes, da SEDUFSM

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias