Confraternização marca lançamento do ‘Reflexões Docentes VI’ SVG: calendario Publicada em 15/12/17 17h08m
SVG: atualizacao Atualizada em 15/12/17 17h38m
SVG: views 2082 Visualizações

Livro está disponível, gratuitamente, aos(às) sindicalizados(as)

Alt da imagem

Tatiana Joseph, diretora da Sedufsm, acredita que a sexta edição do livro Reflexões Docentes atua como uma espécie de “anjo anunciador”. Isso porque, no cenário nada animador que se desenha para o próximo ano, os textos contidos na publicação resgatam, e ao mesmo tempo projetam, temas bastante caros não apenas ao movimento docente, mas a todos e todas que se mobilizam por uma sociedade melhor.

É o caso, por exemplo, de textos referentes à mobilização contra a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), que representa, em última instância, a privatização como realidade e não mais espectro; à construção do Encontro Nacional de Educação (ENE), cujo comitê santa-mariense é integrado organicamente pela Sedufsm e vem promovendo atividades junto às escolas básicas da cidade; à luta encampada pelo Comitê de Solidariedade ao Povo Palestino; aos projetos desenvolvidos pelo Fórum de Mulheres de Santa Maria, dentre tantos outros assuntos.

E esta edição do Reflexões traz, ainda, uma novidade: um capítulo especial dedicado à avaliação da maior experiência já protagonizada pela classe trabalhadora, a Revolução Russa de 1917. Tatiana, representando a diretoria da Sedufsm, realizou a fala oficial do lançamento, ocorrido na noite da última quinta-feira, 14, no auditório Suze Scalcon da Sedufsm. Auditório, inclusive, que leva o nome de Suze Scalcon, docente da UFSM e ex-diretora do sindicato, falecida em janeiro de 2015 e responsável por diversos artigos neste Reflexões Docentes VI.

À cerimônia de lançamento compareceu Alfeu Scalcon, pai de Suze. “Quando eu cheguei a Santa Maria, vim conhecer o sindicato e fui recebida por ela [Suze]. Eu estava com minhas meninas e ela foi extremamente calorosa. Curiosamente isso foi na mesma semana em que ela partiu. Fiquei sabendo que ela era muito viva, alegre e batalhadora”, lembrou, emocionada, Tatiana.

Para a diretora do sindicato, o auditório Suze Scalcon, localizado junto à sede da Sedufsm (rua André Marques, 665), já ultrapassou a condição de mero espaço físico, “saindo de seu lugar apenas material e chegando a um espaço simbólico de encontro de pessoas”.

Artigos

O Reflexões Docentes VI traz uma série de artigos escritos por docentes da UFSM e também por estudantes, técnico-administrativos em educação, representantes de movimentos sociais e diretores do ANDES-SN. Os textos foram publicados, entre os anos de 2012 e 2017, nos jornais A Razão (hoje extinto) e Diário de Santa Maria.

O livro, de distribuição gratuita, está disponível a todos(as) os(as) sindicalizados(as), podendo ser retirado na sede do sindicato. Se você é filiado(a) e não reside em Santa Maria, contate o sindicato para solicitar o envio de seu exemplar.

Após o lançamento oficial desta quinta, houve coquetel de confraternização. Os autores que estiveram presentes ao evento foram Nilton Bertoldo (docente e responsável por uma série de artigos no livro), Maria Beatriz Cargnelutti (docente), Diorge Konrad (docente), Maristelza Souza (docente e diretora da Sedufsm), Loiva Chansis (técnico-administrativa e diretora da Assufsm) e Fritz Nunes (jornalista da Sedufsm).

 

Texto: Bruna Homrich

Fotos: Germano Molardi

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias