Exposição fotográfica na UFSM destaca ativismo de negras e negros SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 16/03/18 15h34m
SVG: views 2433 Visualizações

Mostra inicia em 21 de março e vai até dia 30, no Centro de Convenções

Alt da imagem

O protagonismo de negras e negros na cultura, na ciência e nos movimentos sociais. Esse é o mote do evento que acontece de 21 a 30 de março, no Centro de Convenções da UFSM, e que traz no seu conjunto, uma exposição fotográfica, além de outras atividades. As fotografias da mostra são de autoria do professor Dartanhan Baldez Figueiredo, aposentado do departamento de Física da UFSM. Já a promoção do evento é da Associação Ará Dudu e Pondá Assessoria, contando ainda com diversos apoios, entre eles, da Sedufsm.

Ao explicar os objetivos do seu trabalho, que tem caráter amador, Dartanhan Figueiredo ressalta que “nos meus registros em eventos culturais, ou de movimentos sociais, busco a espontaneidade do momento, ou seja, que meu ato de fotografar não altere a cena, com isto penso estar relatando a essência das pessoas no momento”. Acrescenta Figueiredo que, na exposição que inicia dia 21, estão em destaque os protestos contra as manifestações racistas na UFSM. Para a mostra serão cerca de 70 fotos impressas e outras mil projetadas em uma televisão, explica Figueiredo.

Antecedendo à abertura da exposição, marcada para as 10h30, no Centro de Convenções, ocorre um ato público em frente ao prédio da Reitoria da UFSM, cujo objetivo é repudiar o racismo. Logo após a manifestação, ocorre uma caminhada até o Centro de Convenções.

Outros momentos

Na agenda de atividades destacam-se também, no dia 21 de março, às 11h, uma performance de Manoel Luthiery – Falar fazendo dança afro. Às 11h20, o lançamento da plataforma digital “Ará Dudu”; às 11h40, a exibição do documentário “pobre, preto, puto”, da Pé de Coelho filmes; e, às 12h, o “Olubajé”, coquetel de degustação de comidas africanas.

No dia 25 de março: 16h- Momento Música de Preto, com Elen Ortiz, Zan Ribeiro e Ariane Teixeira, sendo que, na sequência, o palco estará aberto a intervenções espontâneas do público.

No dia 29 de março, uma roda de conversa com mulheres negras- militância e protagonismo das pretas. A mediação será de Grupo de Estudos Pós-Abolição (Fepa) e participação especial de Malu Viana.

Em todos os dias da exposição ocorre a mostra de bonecas negras de Lúcia Severo (Baiana).

Texto: Fritz R. Nunes

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Veja todas as notícias