Seminário discute carreira docente, aposentadoria e direitos SVG: calendario Publicada em 28/03/18 15h31m
SVG: atualizacao Atualizada em 27/04/18 16h32m
SVG: views 1293 Visualizações

Evento ocorre nos dias 5 e 6 de abril, com o tema “Servidor Público: um peso para a sociedade?”

Alt da imagem

Na próxima quinta e sexta-feira, dias 5 e 6 de abril, ocorre, em Santa Maria, o seminário “Servidor Público: um peso para a sociedade?”. Organizado pelo Grupo de Trabalho de Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria (GTSSA) da Sedufsm, em conjunto com as seções sindicais do ANDES-SN em Pelotas (ADUFPel), Rio Grande (APROFURG), Unipampa (Sesunipampa) e Porto Alegre (UFRGS), além do Sinasefe (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnologica) e da Regional Rio Grande do Sul do Sindicato Nacional, o evento traz três eixos centrais de discussão: carreira docente, aposentadoria e direitos dos servidores públicos federais. O seminário ocorre no salão de eventos do Hotel Morotin – Centro

A palestrante convidada para a primeira mesa de debate, a ocorrer às 14h45 da quinta (5), vem de longe. Professora do Instituto Escola Nacional de Belas Artes, vinculado à Universidade da República, a mais importante do Uruguai, Magali Pastorino falará sobre o contexto educacional na América Latina.

As inscrições para o seminário vão até a próxima terça, 3 de abril, e podem ser efetuadas de forma online, clicando aqui.   

Veja, abaixo, a programação completa do seminário da próxima semana:

05 DE ABRIL (quinta-feira)

14h

Credenciamento

14h30

Mesa de abertura: ADUFPEL; APROFURG; Regional RS ANDES-SN; SEDUFSM; Seção Sindical do ANDES-SN na UFRGS; SINASEFE SM; SINDOIF (professores do IFRS); GTSSA/SEDUFSM (coordenação)

14h45

Mesa I - Educação na América Latina: Magali Pastorino (professora do Instituto Escolas Nacional de Belas Artes – Uruguai). Coordenação: Regional RS do ANDES-SN

15h15

Mesa II - Carreiras: do ingresso à aposentadoria: Luiz Henrique Schuch (diretor da ADUFPEL); Nara Quadros (diretora do SINASEFE-SM).

16h15

Coffee break

16h30

Intervenção artística

16h45

Mesa III - A situação Econômica do servidor público: Max Leno de Almeida (Supervisor Técnico do DIEESE). Coordenação: Regional RS do ANDES-SN

17h15

Debate

18h

Apresentação da Mostra de Arte e Política, obras de Silvestre Peciar: Guilherme Carlos Corrêa (professor do Dpto de Metodologia do Ensino da UFSM)

06 DE ABRIL (sexta-feira)

8h

Intervenção artística

8h15

Mesa IV - Movimentos Sociais na América Latina: Aragon Erico Dasso Junior (professor da Escola de Administração da UFRGS). Coordenação: Regional RS do ANDES-SN.

9h15

Atividade: Servidor Público cuidando da saúde

9h40

Coffee break

10h10

Mesa V - Direitos adquiridos e perdas: Heverton Padilha (assessoria jurídica da SEDUFSM e do SINASEFE). Coordenação: ADUFPEL

11h10

Debate

14h

Mesa VI - Conjuntura Política: Marcos Verlaine (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar – DIAP); Representação da Regional RS do ANDES-SN; Representação do SINASEFE. Coordenação: APROFURG

15h

Debates

15h45

Coffee break

16h15

Mesa VII - Planejamento e organização de agenda regional para 2018. Coordenação: SEDUFSM.

O professor Francisco Freitas, integrantes do GTSSA, diz que o intuito do seminário é convidar à discussão tanto docentes aposentados quanto aqueles que ainda estão na ativa, visto que as discussões também abarcam questões mais amplas relativas à perda de direitos do funcionalismo público.

O evento atua em dois eixos: lançar reflexões sobre o momento atual por que passa o Brasil e a América Latina, e construir uma agenda de mobilização dos servidores públicos do Rio Grande do Sul.

 

Texto: Bruna Homrich

Imagem: J. Adams

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm e Sinasefe promovem debate sobre o PGD

SVG: calendario 15/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Docentes relatam imposição arbitrária da Reitoria para a aprovação da minuta do Programa

Sedufsm promove assembleia geral da categoria na próxima quarta, 20 de março

SVG: calendario 14/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Plenária, que acontece no Complexo Didático e Artístico (CDA), vai discutir a campanha salarial e construção da greve

Reunião docente sobre o PGD/UFSM acontece nesta sexta-feira, 15

SVG: calendario 13/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação “Acolhimento Sedufsm”, e terá transmissão ao vivo no YouTube
Veja todas as notícias