Sindicatos convidam para Plenária Universitária nesta 4ª feira, 30 SVG: calendario Publicada em 29/05/18 17h06m
SVG: atualizacao Atualizada em 29/05/18 17h17m
SVG: views 1436 Visualizações

Encontro ocorre às 9h30, no Auditório B2, anexo ao prédio 17 da UFSM

Alt da imagem

Refletir sobre o cenário político do Brasil e delinear ações de mobilização em Santa Maria. Esses são os objetivos principais da Plenária Universitária que ocorre nesta quarta-feira, 30 de maio, às 9h30, no Auditório B2 do prédio 17 (campus da UFSM em Camobi). A ideia é reunir os três segmentos que compõem a comunidade universitária – estudantes, docentes e técnico-administrativos em educação – para que, juntos, possam pensar em como a universidade pode se somar e fortalecer os movimentos nacionais de greve – a exemplo da greve dos caminhoneiros e dá já anunciada greve de 72 horas dos petroleiros.

Em reunião ocorrida na noite da última segunda-feira, 28, sindicatos como Sedufsm, Sinasefe e Atens destacaram a importância de que outras categorias solidarizem-se com a greve dos trabalhadores caminhoneiros e, para além, agreguem suas pautas de reivindicação. Dessa reunião surgiu a proposta da Plenária.

Gihad Mohamad, diretor da Sedufsm, lembrou que projetos como a Reforma Trabalhista precarizam a vida de todos, sendo importante, neste momento, encontrar pontos que unam os diversos setores da classe trabalhadora dispostos a fazer luta.

O vice-presidente da Sedufsm, João Gilli Martins, comentou sobre a necessidade de os setores combativos rechaçarem o discurso intervencionista observado em alguns locais, e também de encontrar pontos em comum entre as reivindicações dos caminhoneiros e da maioria da população.

“Tem gente, por exemplo, que não está conseguindo mais comprar gás de cozinha, está cozinhando com lenha”, diz o docente, que citou a nota divulgada pela CSP-Conlutas, em que a entidade conclama as demais centrais sindicais para aderirem a uma Greve Geral contra a intervenção do Exército (não só nas estradas, mas também nas refinarias e favelas do Rio de Janeiro); em apoio à greve dos caminhoneiros; pela redução e congelamento dos preços dos combustíveis e do gás de cozinha; em defesa da Petrobrás 100% estatal e sob controle dos trabalhadores; contra a privatização da Eletrobrás; contra o desemprego e pela redução da jornada de trabalho para 36 horas semanais sem redução de salário; pela revogação da Reforma Trabalhista e rechaço à Reforma da Previdência; e pelo Fora Temer. A íntegra da nota da CSP-Conlutas pode ser lida aqui.

Então, não esqueça:

Então, não esqueça:

O QUÊ? Plenária Universitária na UFSM

QUANDO? Quarta-feira, 30 de maio

ONDE? Auditório B2, anexo ao prédio 17

HORÁRIO? 9h30

PAUTAS? Debate sobre cenário político nacional e delineamento de ações de mobilização na UFSM e em Santa Maria

 

Texto e foto: Bruna Homrich

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias