Nova reunião do Consu para votar código discente nesta quinta, 12 SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 11/07/18 17h07m
SVG: views 1782 Visualizações

Reitor Paulo Burmann pode convocar polícia para garantir realização da sessão

Alt da imagem
Estudantes no hall de entrada da Sala dos Conselhos, na última sexta, 6

A reunião extraordinária do Conselho Universitário (Consu) para votar o Código Disciplinar Discente (CDD), que deveria ocorrer na última sexta, 6, foi novamente cancelada devido a um protesto de estudantes, que trancaram a entrada da sala dos conselhos. O reitor da UFSM, Paulo Burmann, ainda tentou realizar a sessão em outro local, mas a falta de quórum inviabilizou a iniciativa. Uma nova reunião foi chamada para esta quinta, 12, às 8h30.  Para essa nova sessão, há possibilidade de que seja usada força policial para garantir a reunião. Conforme a assessoria do gabinete do reitor, a Polícia Federal já foi informada sobre os protestos que impediram que o encontro acontecesse na semana que passou, especialmente na sexta-feira.

Em vídeo divulgado pelas redes sociais ainda na sexta-feira, o reitor Paulo Burmann criticou a ação estudantil, que teria, inclusive, o impedido de acessar o gabinete, o que foi classificando por ele como imposição de “cárcere privado”. Usando adjetivos como “grupo reduzido”, “autoritários” e “pequenos burgueses”, Burmann deixou claro que não voltará atrás na decisão de votar o CDD, que, segundo ele, foi elaborado para “proteger” e não “punir” os acadêmicos.

Já o Diretório Central de Estudantes (DCE) da UFSM se manifestou, no último domingo (8), através de um vídeo publicado na página da entidade no facebook. Eles mantêm a crítica à reitoria de que o processo de elaboração do Código Disciplinar foi feito de forma “verticalizada”, sem a participação do segmento. O Diretório alega que o reitor Paulo Burmann fez uma manobra para tentar votar o CDD na sexta-feira, dia em que os turnos estavam reduzidos na instituição devido ao jogo do Brasil na Copa, além do que a locomoção dos estudantes também estaria prejudicada devido ao horário especial do transporte coletivo.

Ainda conforme a nota divulgada pelo DCE, “o mesmo reitor que acusa as e os manifestantes de ‘antidemocráticos’, tentou transferir o Consu para outro local sem comunicar a bancada estudantil, parte diretamente interessada, o que só não se concretizou, pois a reunião não atingiu o quórum necessário.”

Uma assembleia geral de estudantes da UFSM estava prevista para ocorrer a partir das 17h desta segunda, 9 de julho, no prédio da União Universitária, no campus de Camobi. O objetivo da plenária, conforme o DCE, era discutir as próximas ações frente ao tema do CDD.

Confira aqui a manifestação do reitor Paulo Burmann.

E aqui a manifestação do DCE.



Texto: Fritz R. Nunes

Fotos: Dartanhan Figueiredo

Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sindicato promove seminário “Universidade que queremos” na quinta, 25 de abril, às 19h

SVG: calendario 17/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento acontece no Auditório Flávio Schneider e terá a presença da professora Wrana Panizzi e do professor Renato Dagnino

Sedufsm detalha estado de greve à Reitoria

SVG: calendario 17/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Audiência com reitor Luciano Schuch e com a vice, Martha Adaime, ocorreu na manhã desta terça, 16 de abril

Assembleia geral decide por uma nova plenária para debater sobre a greve nacional

SVG: calendario 17/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Encontro aconteceu nos quatro campi da instituição, e fez um balanço da greve nacional e dos rumos do movimento na UFSM

Veja todas as notícias