31º Congresso aprova centralidade da luta SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 18/01/12 00h32m
SVG: views 157 Visualizações

Defesa da educação norteará ações do ANDES em 2012

Alt da imagem
Delegados do Congresso de Manaus aprovaram centralidade da luta para este ano

Na manhã desta terça, 17, os cerca de 350 delegados que participam do 31º Congresso do ANDES-SN, em Manaus, aprovaram que a “defesa da educação pública” será a centralidade da luta este ano. A deliberação foi tomada em uma votação em que a maioria optou por superar a proposta original do caderno de textos, da diretoria do Sindicato Nacional, que colocava como central a “defesa de melhores condições de trabalho, da qualidade do ensino e da valorização do trabalho docente, fortalecendo o ANDES-SN como instrumento de representação sindical, a partir da intensificação da organização da base e da unidade com o movimento sindical classista”.

Por uma diferença de apenas quatro votos (103 a 99), o plenário do Congresso aprovou a proposta de centralidade da luta que veio em forma de substitutivo, das reuniões acontecidas na segunda (16), nos grupos de trabalho. O texto quer acabou prevalecendo, que ainda terá uma redação final por parte da organização, destaca que o sindicato e suas seções devem fazer a “defesa da educação pública em todos os níveis”, e que esta seja “gratuita, laica, universal e com padrão unitário de qualidade”, considerando ainda a necessidade de uma carreira docente única, sem esquecer de salários dignos e do fortalecimento do ANDES-SN como legítimo representante sindical dos docentes das Instituições de Ensino Superior.

Ciência e Tecnologia

Na tarde desta terça, um dos temas em debate na plenária do tema III, que tratou das políticas sociais, foi o da ciência e tecnologia. A partir da avaliação do que constava no caderno de textos do Congresso e também com base no debate nos grupos, a plenária deliberou sobre a importância de fomentar e rearticular os GTs de Ciência e Tecnologia nas seções sindicais.

Os congressistas também realizaram uma longa discussão que definiu sobre a necessidade de produção de um documento em que seja analisado o modelo de avaliação da produção acadêmica docente praticada pelas Instituições de Ensino Superior e órgãos superiores das universidades brasileiras.

Na noite desta terça houve continuidade dos trabalhos do 31º Congresso, que ocorre no Hotel Tropical, em Manaus. Ocorreram reuniões dos grupos mistos, que devem continuar nesta quarta, tanto pela manhã como pela tarde, quando serão debatidas “questões organizativas e financeiras” e “plano de lutas: geral, educação, direitos e organização dos trabalhadores”.

Texto e foto: Fritz R. Nunes
Assessoria de Imprensa da SEDUFSM
 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Seção Sindical não terá atendimento ao público na manhã de segunda-feira

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Equipe funcional estará dando suporte à assembleia docente no campus sede, em Camobi

Veja todas as notícias