UFSM discute os 130 anos da abolição da escravatura SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 12/11/18 15h15m
SVG: views 1313 Visualizações

Evento tem início nesta 4ª f., com lançamento de campanha pela preservação da imprensa negra de Santa Maria

Alt da imagem

O mês de novembro está repleto de atividades em referência ao Mês da Consciência Negra. Nesta quarta-feira, 14 de novembro, por exemplo, tem início o seminário “130 anos da Abolição: Protagonismos negros”, organizado pelo Grupo de Estudos sobre o Pós-Abolição (GEPA), vinculado ao curso de História da UFSM.

Às 10h desta quarta, como primeira atividade do evento, será lançada a “Campanha de Preservação dos Jornais da Imprensa Negra de Santa Maria”. Durante o ato simbólico, serão exibidos alguns jornais que compuseram (e compõem) a Imprensa Negra da cidade. Até o momento, o GEPA mapeou quatro periódicos que já circularam pela Boca do Monte: O Rebate (1919), O Succo (1921), A Voz do Treze (1965) e O Tigre (1970). O objetivo é detectar e preservar jornais elaborados por negros e negras ao longo dos anos, tendo em vista que estes materiais dão voz a sujeitos que foram centrais na constituição da cidade.

Tenho material e quero contribuir com a Campanha. Como faço?

Após o lançamento da Campanha, nesta quarta-feira, 14, as doações de materiais podem ser feitas no Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria (Rua Appel, 300), nas secretarias da pós-graduação e da graduação em História (UFSM), e também na secretaria do curso de Arquivologia (Prédio 74A, UFSM).

Mais sobre a Campanha

Em seu texto de divulgação, o GEPA explica um pouquinho mais sobre a Campanha de Preservação dos Jornais da Imprensa Negra de Santa Maria. Confira:

Inserindo-se dentro das temáticas do campo do Pós-Abolição e dos estudos acerca dos protagonismos negros em escravidão e liberdade, o GEPA decide adentrar o universo da Imprensa Negra Meridional Riograndense, olhando para as experiências de jornais negros de Santa Maria. Entre outras questões, buscando identificar tais fontes, reuni-las, compreender quem são seus sujeitos e protagonistas, seus objetivos, principais ações, modos de atuação e execução e, sobretudo, o que expressavam, pensavam, diziam, suas escritas de si, colaborando, assim, para compreender esta intelectualidade negra, alvo de desigualdade e racismo. Como vem mostrando diversos estudos a nível nacional e internacional, compreender a existência e a realização desta imprensa é ouvir vozes negras esquecidas, muitas vezes subestimadas. É colaborar para a ruptura de esteriótipos sobre estas comunidades que foram e tiveram entres os seus, escravizados, libertos, livres e seus descendentes, sujeitos que também tinham suas próprias epistemologias, conhecimentos, intelectualidade e a colocavam a serviço dos seus e suas. Infelizmente, pouco se sabe sobre a Imprensa Negra local e seus sujeitos. Seus jornais encontram-se dispersos. GEPA compreende que é chegado momento de ir aos seus encontros. Colaborando para romper com a invisibilidade sobre tais feitos”.

Programação completa

Não é só da Campanha que o evento será feito. Confira, abaixo, a programação completa do seminário “130 anos da Abolição: Protagonismos Negros”, organizado pelo GEPA em parceria com: UFSM; Associação ARÁ DUDU; PRE - Pró-Reitoria de Extensão UFSM; Departamento de História / UFSM; Curso de História Licenciatura UFSM; Bacharelado em História UFSM; Programa de Pós-Graduação em História UFSM; Curso de Arquivologia UFSM; Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria.

14/11 - Quarta-feira
10h
Lançamento da Campanha de Preservação dos Jornais da Imprensa Negra de Santa Maria: Apresentação da campanha digital e impressa, apresentação dos jornais da Imprensa Negra de Santa Maria, falas das autoridades e dos homenageados, descendentes da Imprensa Negra. Coffee Break e apresentação de encerramento.
Local: CCSH UFSM, Prédio 74 A, Campus Camobi.

14h
Exibição do Filme "Pobre Preto Puto" (2016), da Pé de Coelho Filmes. 
Painel de trabalhos do GEPA:
1. Eu négo que aqui só tenha branco: Experiências negras no pós-Abolição na cidade de Venâncio Aires/RS - Helen da Silva Silveira;
2. O que José e Innocência têm a nos dizer sobre Escravidão e Liberdade? - Franciele Rocha de Oliveira;
3. O protagonismo da mulher negra na Educação - Késsia Machado;
4. Desabusadas e levadas do Diabo? Mulheres pobres e a Santa Maria do início do século XX - Gabriela Rotilli;
5. A Imprensa Negra em Cachoeira nas páginas do jornal O Astro - Aline Sônego.

Local: CCSH UFSM, Prédio 74 A, Campus Camobi.

15/11 - Quinta-feira

17h
Participação no 2º Nei Day do Ará Dudu. Apresentações artísticas e culturais em homenagem a Nei D'Ogum. O GEPA estará com a campanha de preservação dos jornais da Imprensa Negra de Santa Maria. 
Realização: Ará Dudu.
Local: Praça dos Bombeiros.

23/11 - Sexta-feira
16h
Palestra com Sherol dos Santos, Profª Doutoranda em História (UFRGS) e Atinuké.
Local: CCSH UFSM, Prédio 74 A, Campus Camobi.

*Confirme presença no evento de Facebook.

**Já aproveita e curte a página do GEPA

Texto: Bruna Homrich

Imagem: GEPA

  
 

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Veja todas as notícias