Brasileiro reduz gastos com educação e leitura SVG: calendario Publicada em 18/01/12 15h32m
SVG: atualizacao Atualizada em
SVG: views 287 Visualizações

Novo perfil de consumo foi detectado em pesquisa do IBGE

Alt da imagem

Os brasileiros vêm delineando um novo perfil de consumo na última década. A afirmação decorre da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), realizada pelo IBGE, de 2008 a 2009. Os consumidores brasileiros diminuíram, de 8,74% para 7,37%, os gastos com o grupo Educação, Leitura e Recreação, no cálculo dos indicadores da família dos Índices de Preços ao Consumidor (IPC).

Observou-se também que, no quesito Educação, os brasileiros minimizaram para 3,8% o valor investido, que antes correspondia a 5,7%. Na Leitura, o corte de gastos foi mais brando: de 0,4% para 0,3%, apesar de já se demonstrar um índice muito baixo.

Por outro lado, se tais aspectos não vêm sendo priorizados pela população, outros passaram a ganhar mais importância e vêm gerando dispêndios mais acentuados da renda familiar, como por exemplo, a aquisição de automóveis. A constatação pode ser explicada, em parte, pela maior facilidade para adquirir financiamentos que possibilitem a compra.

Para o professor do departamento de Ciências Econômicas da UFSM , Sérgio Prieb, que também é tesoureiro da SEDUFSM, os números retratam que a emergente classe C apresenta a necessidade de afirmar sua ascensão social, apostando na aquisição de bens que possuem maior ‘visibilidade’. Segundo ele, “isso é lamentável, pois um país que é tão carente de educação e cultura (...) prioriza a satisfação imediata do consumo alcançado graças ao crédito fácil e que, o está conduzindo, em conseqüência, ao superendividamento”. Em relação a isso, o professor destaca que uma pesquisa, publicada recentemente mostra que este ano o brasileiro comprometerá 51,3% de sua renda com pagamento de dívidas.

O crescente interesse dos brasileiros pela aquisição de automóveis ocasionou crescimento de 11,72% para 19,15% do grupo Transportes no cálculo da inflação varejista dentro dos IPC’s. Em decorrência do aumento da renda familiar e da expansão do crédito, os veículos automotores terão um aumento de peso de 0,61% para 6,7%, ainda no grupo Transportes.

Texto: Bruna Homrich com informações do Estadão
Foto: flavieleblogspot.com
Edição: Fritz Nunes

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias