Sites brasileiros saem do ar em protesto à censura SVG: calendario Publicada em 18/01/12 19h32m
SVG: atualizacao Atualizada em 18/01/12 19h39m
SVG: views 436 Visualizações

Contrariedade a pacote de lei dos EUA impulsiona movimento

Alt da imagem
Site Wikipedia saiu do ar em protesto contra lei que censura internet

Como forma de protesto aos projetos de lei denominados Stop Online Piracy Act – SOPA – ou, em português, Lei de Combate à Pirataria na Internet e Protect IP Act (PIPA), vários blogs e sites brasileiros tiraram seus serviços do ar no dia de hoje, 18. Aqueles que aderiram ao movimento apresentam uma mensagem padrão contra a SOPA e também, aos que têm interesse de integrar o manifesto contrário à lei, há instruções para adesão e posicionamento da mensagem.

O site Wikipedia foi um dos que tirou sua versão em inglês do ar nesta quarta-feira. Quem acessa o endereço, vê a tela enegrecida e com algumas frases que relatam o caráter maléfico do projeto de lei que está prestes a ser aprovado nos EUA, e que ameaçaria uma Internet livre. A versão brasileira do site não saiu do ar, mas deixa à vista seu apoio à campanha, através de mensagem na parte superior da tela: “A Wikipédia precisa que a internet permaneça livre. Os projetos de lei SOPA e PIPA ameaçam as wikipedias em todos os idiomas”.

O número de sites brasileiros que se somaram à fileira dos contrários à lei e aderiram ao blecaute chegou a mais de 300. O site do cantor e ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) e da Creative Commons Brasil são alguns desses.

Em tramitação

Os projetos de lei que tramitam no Congresso norte-americano objetivam o combate à pirataria na rede, através do veto à cópia e publicação em sites, blogues e microblogues, de dados, arquivos, músicas, imagens etc. protegidos por direitos de propriedade intelectual. O poder jurídico das organizações que defendem restrições de uso e cópia de arquivos relacionados a direitos autorais também deve se estenderá, caso seja aprovado o pacote.

Tal projeto de lei é caracterizado como autoritário por muitos segmentos da sociedade e, se passar pelo Congresso dos EUA, afetará não somente o país, mas todos os que fazem uso da internet para compartilhamento de arquivo e demais atividades. O objetivo das medidas seria "sufocar" financeiramente os sites que infringem a lei americana de copyright.

O consultor em redes e ciberativista, João Carlos Caribé, acredita que mais de mil sites devem aderir ao protesto no Brasil. O balanço final sobre o protesto no Brasil será divulgado nesta quinta-feira. "As inovações que aconteceram nos últimos anos não teriam ocorrido se não tivéssemos liberdade na web (...)Todo mundo pode participar divulgando os protestos”, comenta.

Fonte: Portal Vermelho e Portal IG
Edição: Bruna Homrich (estagiária) e Fritz Nunes (SEDUFSM)
Foto: sbtworld.com.br
Assessoria de Imprensa da SEDUFSM

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias