Cronista e docente da UFSM prepara lançamento de novo livro SVG: calendario Publicada em 08/01/19 11h33m
SVG: atualizacao Atualizada em 08/01/19 11h56m
SVG: views 1427 Visualizações

Após 12 anos, Vitor Biasoli publica “O fundo escuro da hora”, que mistura política e tensões da alma

Alt da imagem
Biasoli: da luta armada às faces sombrias da alma humana

Luta armada, embates políticos e faces sombrias da alma humana. Tudo isso, junto e misturado, na obra do cronista e professor aposentado do departamento de História da UFSM, Vitor Biasoli. O livro foi publicado pela ‘Chiado Books’, de Portugal, em novembro passado, e deve ser lançado, oficialmente, em meados de março, em Santa Maria, ressalta o docente. A publicação acontece 12 anos após o primeiro livro de contos, que foi em 2007, intitulado ‘Uísque sem gelo’. Antes disso, Biasoli publicou outros textos de ficção, entre eles, ‘Jorge encontra Lilian: novela juvenil’ (1998) e ‘Calibre 22: poemas’ (1999).

Conforme a descrição, a obra a ser oficialmente lançada é constituída por tramas ambientadas no extremo sul do Brasil, nas cidades de Pelotas, Porto Alegre e Santa Maria, mas que não se fecha ao entendimento de quem não conhece esses lugares.

No conto que dá título ao livro, um homem relembra um episódio envolvendo uma integrante da luta armada contra a ditadura militar e acerta as contas com o passado. Essa é apenas uma pista do que essa publicação contém, em suas mais de 130 páginas.

Quanto ao autor, mais que conhecido no meio cultural e literário de Santa Maria, Vitor Biasoli é pelotense, onde nasceu em 1955. Formou-se em História pela UFRGS, mestre em Letras pela PUC-RS e doutor em História Social pela USP. Integra a ‘Turma do Café’ com Orlando Fonseca, Athos Miralha e outros, tendo já vários livros coletivos, entre eles (o último), "Descontos". Já preparam uma nova obra para este ano: "Baixada Melancólica: contos da Depressão Central".

 Para quem quiser mais um spoiler: algumas das fotos de “O fundo escuro da hora” são da máquina fotográfica do autor. E para acompanhar as reflexões do professor, aposentado desde 2016, também há a opção de acessar o blog "a louca que passa".

Texto: Fritz R. Nunes

Fotos: Ivan Lautert e Rafael Balbueno

Assessoria de imprensa da Sedufsm


 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias