AVTSM promove Seminário de Prevenção nos 6 anos da tragédia Kiss SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 16/01/19 16h05m
SVG: views 2992 Visualizações

Evento, que ocorre no dia 26/01, visa a sensibilizar comunidade e poder público

Alt da imagem
Programação completa do Seminário de Prevenção de Tragédias Evitáveis, no dia 26

No próximo dia 27 completam-se seis anos da tragédia na boate Kiss, que vitimou 243 jovens. Para marcar a data, a Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) realizará, no dia 26 de janeiro, no Auditório Wilson Aita (CT-UFSM), o Seminário de Prevenção de Tragédias Evitáveis. O objetivo, segundo os organizadores, é, além, de honrar a memória dos jovens que perderam suas vidas naquela noite, sensibilizar a comunidade e os órgãos governamentais e não-governamentais para que tragédias dessa natureza não mais se repitam. O evento tem apoio da Sedufsm.

A primeira palestra do seminário tem início às 14h e contará com a presença do diretor do Comitê Brasileiro de Segurança contra Incêndio da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Alexandre Campos, e do responsável técnico pelo Laboratório de Segurança ao Fogo e a Explosões do Centro Tecnológico do Ambiente do IPT-SP, Antonio Berto. Ambos abordarão questões como segurança, engenharia e normas técnicas para prevenção de tragédias evitáveis.

Na sequência, um painel tematiza “O papel e a importância da mídia nas tragédias”, com participação dos jornalistas Marcelo Canellas, Elói Zorzeto e Daniela Arbex (autora do livro ‘Todo dia a mesma noite’). Logo em seguida, será exibido o documentário “AVTSM – Cronologia de uma tragédia”, de Paulo Nunes de Carvalho.

Para fechar o seminário, o painel “Direitos Humanos” traz a mestre em Direito e responsável pelo litígio internacional do caso Kiss, Tâmara Soares, e a doutoranda em Direito Internacional pela USP, Raquel Lima. Aqui, os debates estarão centrados em questões como riscos à vida e direitos de proteção, feminicídio, racismo, homofobia, dentre outras formas de opressão.

Vigília e Cavalgada da Paz

Findo o seminário, a AVTSM convida os participantes para se deslocarem até a tenda da Associação, na praça Saldanha Marinho, a partir das 21h. Às 23h, já em frente ao prédio onde funcionava a boate, ocorre uma cavalgada em homenagens às vítimas, sobreviventes e familiares.

Homenagens na Praça

No dia 27 de janeiro, a programação em referência aos seis anos da tragédia na boate Kiss segue na praça Saldanha Marinho, onde ocorrerão exposição de fotos, apresentações artísticas e ato ecumênico. Destaca-se o lançamento da revista científica com artigos escritos por formandos da UFSM que utilizaram o caso Kiss como objeto de reflexão em seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).

Veja, abaixo, a programação completa do dia 27.

 

 

Texto: Bruna Homrich

Imagens: Divulgação

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: arquivo-download Documentos

- Programação completa do dia 27 de janeiro

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sede da Sedufsm não terá atendimento ao público nesta terça-feira no turno da tarde

SVG: calendario 15/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Motivo é que funcionários(as) estarão dando suporte à assembleia docente no campus sede, em Camobi

Docentes fazem paralisação nesta terça-feira, 16 de abril

SVG: calendario 15/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Programação do estado de greve prevê ato no arco, plenária e assembleia geral

GT Carreira do ANDES-SN discute mesa de negociação com o governo

SVG: calendario 15/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Implantação de uma carreira única no magistério é um dos temas

Veja todas as notícias