Congresso do ANDES de 2013 será no Rio SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 20/01/12 19h18m
SVG: views 391 Visualizações

Decisão foi tomada nesta quinta à noite, em Manaus

Alt da imagem
Luís Acosta (Adufrj): o Rio também é cenário das lutas sociais

Os delegados do 31º Congresso do Andes-SN, em Manaus, aprovaram, por unanimidade, nesta quinta à noite, a realização da próxima edição (2013) na cidade do Rio de Janeiro. A proposta foi apresentada por Luis Eduardo Acosta, vice-presidente da Adufrj-Ssind: “Todos conhecem a cidade por conta dos megaeventos esportivos que estão para acontecer, por conta das UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) e do carnaval. Mas queremos mostrar que a cidade do Rio de Janeiro é também um cenário de luta por justiça, de defesa do pensamento crítico por uma educação pública e de qualidade”, defendeu o docente.

Luis Acosta fez ainda uma provocação relacionada à luta em defesa da retomada da antiga casa de shows Canecão: “Quem sabe realizamos nosso próximo congresso no ex-Canecão para reafirmar a luta do movimento docente em defesa da cultura popular”. A cidade já abrigou o 20º Congresso, em 2001, organizado pela Asduerj (Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual - Uerj). Também foi a Cidade Maravilhosa que sediou dois Congressos Extraordinários (em 1987 e 1988).

Caderno nº 2

Iniciada na quinta à noite, acabou sendo finalizada nesta sexta pela manhã, a revisão do Caderno n º 2, que se refere à Proposta do ANDES-SN para a universidade brasileira. Esse caderno é qualificado como uma das melhores propostas para as universidades brasileiras, tanto públicas como privadas, e teve sua primeira versão em 1986, passando por outras atualizações em 1996 e 2003. Ao final das votações, o 1º Vice Presidente da Regional São Paulo, Francisco Miraglia Neto, parabenizou a todos pela importante tarefa cumprida.

"É com enorme satisfação constatar que o 56º Conad e que este Congresso construíram as bases do novo Caderno 2, que será fundamental para a defesa de uma universidade pública e gratuita”, afirmou no encerramento da votação do novo texto o vice-presidente da regional SP e coordenador do grupo de trabalho de Política de Formação Sindical (GTPFS) do ANDES-SN, Francisco Miraglia, que foi o responsável por fazer a consolidação do texto pela pela diretoria do Sindicato.

O documento aprovado no 31º Congresso terá cerca de 30 páginas, em substituição às 101 da versão anterior. “Um formato mais sintético, mantendo a essência do que sempre defendemos, permitirá que o novo Caderno 2 seja utilizado como como um instrumento de luta estratégica e um objeto de debate”, explica Miraglia. “O novo texto dá a direção estratégica de trabalho do ANDES-SN e define quais são as táticas que nós vamos usar para conseguir os nossos objetivos do ponto de vista de universidade, da interação com a produção de ciência e tecnologia, da autonomia em relação a governos e partidos, para construir uma universidade plural”, completa.

Auxílio Financeiro

Os congressistas aprovaram nesta sexta, o texto de resolução que autoriza o ANDES-SN a manter a ajuda financeira de 2 mil reais mensais, ao longo de 12 meses, à Auditoria Cidadã da Dívida. O mesmo se deu em relação à proposta de continuar repassando uma contribuição de 2 mil reais, ao longo de 12 meses, à Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), que atua junto ao MST.

Texto: Fritz R. Nunes com Silvana Sá (ADUFRJ)
Foto: Silvana Sá (ADUFRJ)
Assessoria de Imprensa da SEDUFSM

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Seminário “Universidade que queremos” acontece nesta quinta, 25 de abril

SVG: calendario 24/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento ocorre às 19h, no Auditório Flávio Schneider e terá a presença da professora Wrana Panizzi e do professor Renato Dagnino

Reunião entre docentes do EBTT e reitor da UFSM discute Ação Civil Pública sobre controle de frequência

SVG: calendario 23/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Encontro debateu alternativas para atender às exigências do MPF e garantir equidade entre os(as) docentes

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

Veja todas as notícias