ANDES-SN repudia ataques do governo às ciências humanas SVG: calendario Publicada em 26/04/19 16h10m
SVG: atualizacao Atualizada em 26/04/19 16h10m
SVG: views 975 Visualizações

Bolsonaro estuda redução de recursos para faculdades de filosofia e sociologia

Alt da imagem

Na manhã de sexta (26), no twitter, o presidente Jair Bolsonaro declarou que o MEC “estuda descentralizar investimento (sic) em faculdades de Filosofia e Sociologia (humanas)”. Na rede social, o presidente fez duas publicações em referência ao conteúdo dito durante a live semanal, no dia anterior. A fala do presidente, reforçada pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, repercutiu em todos os meios de comunicação do país.

No final da manhã desta sexta, a diretoria do Sindicato Nacional dos Docentes (ANDES-SN) divulgou uma nota de repúdio contra esse verdadeiro ataque aos cursos das áreas de ciências humanas. Corroborando as declarações do chefe do Executivo, o ministro, que em situação anterior, já havia menosprezado a importância de cursos como Filosofia e Sociologia, reforçou seu ponto de vista: “Pode estudar filosofia? Pode. Com dinheiro próprio”, disse ele. Na declaração, Weintrab fez uma comparação com o Japão. Segundo ele, no país oriental, cursos como de filosofia são “para uma pessoa que já é muito rica ou de elite”.

Segundo o Presidente da República, esses cursos de ciências humanas oferecidos pelas universidades públicas seriam um desrespeito com “o dinheiro do contribuinte”. No twitter, o presidente escreveu: “A função do governo é respeitar o dinheiro do contribuinte, ensinando para os jovens a leitura, escrita e a fazer conta e depois um ofício”.

Em nota, o ANDES-SN repudiou “tais ataques e reafirma seu projeto em favor da educação pública, gratuita, laica e socialmente referenciada”. O Sindicato Nacional afirma que, “para formar indivíduos autônomos, que se apropriam do patrimônio cultural, artístico e científico, historicamente produzido pela humanidade é necessária uma formação humana em que a filosofia, a sociologia e outras ciências estejam presentes. Não existe emancipação humana sem educação pública de qualidade!”, conclui a nota.

Confira a íntegra da nota do ANDES-SN: nota completa

Fonte: ANDES-SN

Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias