Professores se preparam para 30 de maio e para a greve geral SVG: calendario Publicada em 24/05/19 18h24m
SVG: atualizacao Atualizada em 24/05/19 18h36m
SVG: views 2209 Visualizações

Assembleia permanente encerrada nesta quinta, 23, e nova plenária será em 4 de junho

Alt da imagem
Novo encontro em 4 de junho deverá servir para tomada deposição sobre a greve geral

Durante a assembleia docente ocorrida no final da tarde desta quinta, 23, na sala 3110 (prédio 42, no CCR- Rurais), foram debatidas algumas ações que estão sendo pensadas para quinta, 30 de maio, segundo dia nacional de luta em defesa da educação. Esse dia está sendo convocado por entidades estudantis como a UNE e ANPG  e sindicatos ligados à educação, como o próprio ANDES-SN, Fasubra, e CNTE.

Na UFSM, a discussão sobre as atividades de 30 de maio está ocorrendo nas reuniões do comando unificado dos segmentos, que ocorreu na tarde desta quinta e deverá ter continuidade na próxima segunda, dia 27, às 14h, no lonão em frente ao CCNE. E também nos encontros semanais da Frente Única em Defesa de Trabalhadoras e Trabalhadores (FUTT). A próxima reunião da FUTT é segunda (27), às 19h, no Auditório Suze Scalcon da Sedufsm.

A perspectiva de construção da greve geral de 14 de junho, contra a reforma da previdência, também está na pauta das discussões da Sedufsm e das demais entidades. Para confirmar se a categoria participará do dia de greve geral, o sindicato docente já anunciou uma assembleia para Santa Maria, na terça, 4 de junho. Ocorrerão plenárias também em Cachoeira do Sul (29 de maio), e Frederico Westphalen e Palmeira das Missões no dia 6 de junho. Em função de questões legais, foi suspensa nesta quinta a assembleia permanente, que, no entanto, poderá ser retomada, caso seja o entendimento da maioria, na assembleia do dia 4 de junho.

Conforme relato da diretoria da Sedufsm na assembleia, a programação do segundo ato em defesa da educação ainda está sendo costurada, mas já estão sendo apontadas atividades como panfletagem no campus de Santa Maria, na manhã do dia 30. Para o turno da tarde, as ações se voltam para o centro de Santa Maria. Aulas públicas e exposições de trabalhos da universidade, interagindo com a comunidade, irão ocorrer na praça Saldanha Marinho. Não haverá, por parte dos professores, paralisação neste dia.

Mobilização

Durante a reunião da Comissão Local da UFSM, reunindo os três segmentos, no início da tarde de quinta, 23, foram encaminhadas algumas propostas para que se trabalhe, junto à comunidade universitária, iniciativas de mobilização para o dia 30. A Associação de Pós-graduandos (APG) relatou que, no próximo domingo (26), pretende fazer uma panfletagem durante o programa ‘Viva o Campus’, na sede da UFSM em Camobi.

Uma outra iniciativa aprovada para que seja posta em andamento, é a criação de comissões por centros de ensino da universidade. Conforme relatório da comissão, a ideia é que essas comissões estejam vinculadas à comissão mais geral dos segmentos, onde estão Sedufsm, Assufsm, Atens, DCE, APG e diretórios acadêmicos. Ainda da reunião de quinta-feira, tirou-se um grupo para a elaboração de um material impresso a ser distribuído. Uma plenária unificada de docentes, estudantes e técnicos, também está sendo pensada para terça (28), ao final da tarde.

Texto: Fritz R. Nunes

Fotos: Ivan Lautert e Fritz Nunes

Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm convoca assembleia para a próxima quinta, 10 de fevereiro

SVG: calendario 04/02/2022
SVG: tag Reforma da Previdência
Deliberação sobre greve unificada do funcionalismo está na pauta

Previdência do servidor sofre novas alterações em 2021

SVG: calendario 06/01/2021
SVG: tag Reforma da Previdência
Regra de transição exigirá, no mínimo, 98 pontos para homens e 88 para mulheres

Novas alíquotas previdenciárias passam a valer a partir de 1º março

SVG: calendario 07/02/2020
SVG: tag Reforma da Previdência
Andes cria calculadora para que docentes conheçam o impacto em seus vencimentos
Veja todas as notícias