Trabalho de Comunicação da Sedufsm repercute bastante nas redes sociais SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 08/07/19 17h44m
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Cobertura de atos públicos tornou mídias do sindicato espaço de registro das lutas locais

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Durante os meses de maio e junho, as redes sociais da Sedufsm tiveram um incremento de audiência e alcance geral significativo, o que acaba se refletindo, ainda que com índices menos retumbantes, no site da entidade. Os números demonstram a posição de referência que o trabalho da assessoria de comunicação da Sedufsm ocupa quando o assunto é manifestações de rua em Santa Maria. Apenas considerando os três dias de atos públicos- dia 15 de maio; 30 de maio e 14 de junho – foram mais de 400 mil timelines alcançadas no Facebook.

O dia 15 de maio marcou a Greve Geral do Setor de Educação, um movimento nacional que se opôs aos cortes orçamentários promovidos pelo governo Bolsonaro na educação. Em Santa Maria, os protestos tomaram a forma de um dos maiores atos de rua da cidade desde 2013. A Sedufsm cobriu todos os eventos do dia 15, desde o começo da manhã até a marcha, que terminou à noite. O material produzido sobre a Greve Geral da Educação gerou um alcance orgânico (ou seja, sem impulsionamento pago) no Facebook de mais de 100 mil por dia entre os dias 14 e 16 de maio. Isso quer dizer que as postagens, matérias fotos e vídeos produzidos pelo Sindicato apareceram 312 mil vezes nas timelines dos seguidores e interessados nos protestos em pouco mais de 72 horas. O engajamento, número de curtidas, compartilhamentos, comentários e demais interações com o conteúdo, também foi muito acima dá média neste período: foram mais de 104 mil envolvimentos com as publicações da Sedufsm no Facebook.

O dia 30 de maio marcou um novo protesto contra os cortes do governo na educação, especialmente nas Universidades Federais. Mesmo com chuva e apenas 15 dias após um grande ato de rua, o centro de Santa Maria foi tomado por guarda-chuvas e palavras de ordem. Nas redes sociais, mais um vez a Sedufsm se mostrou uma referência para coberturas de eventos e manifestações políticas em Santa Maria. Nos dias 29, 30 e 31 de junho, o conteúdo produzido pela assessoria de comunicação alcançou mais de 87 mil timelines, com um engajamento de mais de 52 mil envolvimentos com as publicações. Tudo, novamente, de forma orgânica.

O dia 14 de junho foi o dia da Greve Geral dos Trabalhadores em defesa da Educação Pública e contra a Reforma da Previdência. A Sedufsm novamente esteve presente em todos os atos do dia de lutas e registrou tudo em matérias, fotos e vídeos. À noite, o ato novamente levou milhares às ruas do centro da cidade. Após o ato, como já virou tradição, as fotos do protesto foram para a página da Sedufsm no Facebook e internautas procuram amigos e a si mesmo no vídeo da marcha. Devido à campanha “É Greve porque é Grave” lançada pela Sedufsm em parceria com a Assufsm , Atens e Sinasefe, o engajamento em torno do dia 14 de junho foi mais duradouro, gerando um alcance de mais de 62 mil timelines entre os dias 10 e 15 de junho.

Durante o período entre o dia 14 de maio e o dia 15 de junho, a página da Sedufsm no face teve um incremento de quase mil seguidores, saindo de 7,6 mil curtidas para 8,6 mil. Um aumento na ordem de 12% no período de um mês.

Twitter e instagram

A Sedufsm também tem um perfil, desde o final de 2010, no twitter, espaço virtual em que são postadas chamadas para notícias do site, além de fotos e vídeos. O perfil tem um total de 1.100 seguidores. Mais recentemente, também foi criada uma conta da Sedufsm no Instagram, que é uma rede social em ascensão. Apesar do perfil ter sido criado há poucos meses, já possui 507 seguidores e alcançou um bom nível de interação nos três eventos citados acima: 15 de maio, 30 de maio e 14 de junho. Os vídeos tiveram visualizações que variaram de 180 a 230 perfis.

 Texto: Ivan Lautert com a colaboração de Fritz R. Nunes
Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

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