‘Universidade e Sociedade’ debate C&T e trabalho docente SVG: calendario Publicada em 16/07/11 19h43m
SVG: atualizacao Atualizada em
SVG: views 240 Visualizações

Revista do ANDES-SN foi lançada neste sábado, durante o 56º CONAD

Alt da imagem

Neste sábado, 16, durante o 56º CONAD, ocorreu o lançamento da 48ª edição da revista ‘Universidade e Sociedade’, editada pelo ANDES-SN, e que conforme os organizadores da publicação, a partir de agora, teve sua tiragem aumentada de 1.700 para 5 mil exemplares. Uma parte desses números irá para os sindicatos da base da CP Conlutas e da Intersindical.

No número, dedicado à temática “Ciência e Tecnologia e Trabalho Docente”, há valiosas contribuições acadêmicas, que discorrem sobre temas como Plano Nacional de Educação (PNE) e o financiamento, a Reforma do Estado, a expansão aligeirada das Universidades Federais por meio do REUNI, a organização da classe trabalhadora e o ônus da dívida pública brasileira para a sociedade. A edição reproduz o pronunciamento público do Fórum Estadual em Defesa da Escola Pública – FEDEP, realizado em 30 de abril deste ano, no Rio de Janeiro.

Os efeitos perniciosos da Reforma do Estado – que se explicitam no desmonte da carreira docente, na retirada de direitos trabalhistas, na ausência de uma reposição salarial das perdas dos últimos anos e no aumento da carga de trabalho dos professores – são debatidos em diferentes artigos de pesquisadores. Deise Mancebo analisa as exigências do trabalho docente na pós-graduação; Elci Tonetto, Sérgio Prieb (diretor da SEDUFSM) e Thaíse Tonetto debatem a precarização do trabalho dos técnico-administrativos da Universidade Federal de Santa Maria; Janete Luzia Leite constata que a sobrecarga de trabalho tem ameaçado a saúde física e mental dos professores e o artigo de Vera Lúcia Jacob Chaves e Rhoberta de Araújo avalia a implementação do REUNI na Universidade Federal do Pará.

Esta edição também dedica um espaço privilegiado para o debate acerca da expansão das instituições federais de ensino superior, apresentando um ensaio fotográfico que retrata o processo precarizado do projeto capitaneado pelo governo. O ensaio é precedido pelo estudo de Kátia Lima sobre as promessas deste “plano de metas” que as Universidades firmaram com o MEC e a realidade que se impõe: os ataques à autonomia, obras inacabadas, contratos com prazos expirados, superlotação dos restaurantes universitários, salas de aulas improvisadas em contêineres e outras evidencias que demonstram a falta de infraestrutura.

E, para que os leitores não se desanimem diante dos percalços da atual conjuntura, os editores lhes reservaram um poema de Carlos Drummond de Andrade, que os convida à mobilização, lembrando-os que “a hora mais bela surge da mais triste”.

Texto: Aline Pereira (ADUR-R) com a colaboração de Fritz Nunes (SEDUFSM)
Foto: Fritz R. Nunes
Assessoria de Impr. da SEDUFSM

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias