Notícias

17/07/2019   17/07/2019 16h16 | A+ A- | 388 visualizações

Manifestação de estudantes e professores em frente ao MEC é reprimida pela polícia

ANDES-SN e UNE protestaram contra projeto que privatiza o ensino público


Foto: União Nacional dos Estudantes

Na tarde da última terça-feira, 16 de julho, diversos estudantes e docentes que protestavam em frente ao Ministério da Educação (MEC) foram alvo de repressão por parte da polícia. A manifestação, que possuía caráter pacífico, foi altamente reprimida pelos policiais, que cercaram a entrada do MEC e dispersaram os manifestantes com spray de pimenta e agressões. Um estudante foi levado pela polícia.

Além da manifestação, os docentes representados pelo ANDES-SN entregaram o “Manifesto em Defesa da Educação Pública e Gratuita” aos reitores que estavam em Brasília para uma reunião com o ministro da Educação, Abraham Weintraub.

Durante a reunião com os reitores, foi apresentado o projeto intitulado Future-se, que tem como objetivo o empreendedorismo e a inovação nas universidades, em uma perspectiva ultraliberal e privatista. O presidente do ANDES-SN, Antonio Gonçalves, participou da panfletagem na entrada do ministério e destacou a importância das instituições se posicionarem contra este projeto, que é extremamente prejudicial para a educação. “Pelo que já foi anunciado, o “Future-se” é um pacote que dá a opção para as instituições de ensino superior mudarem o caráter jurídico de autarquia para que possam ser administradas por organizações sociais. Ou seja, significa o rompimento com o caráter público dessas instituições, passando para a iniciativa privada a gestão e a forma de contratação. É a ampliação da privatização e da precarização da educação e do nosso trabalho”, avalia Antonio. 

Fonte: ANDES-SN

Fotos: ANDES-SN e UNE

Edição: Lucas Reinehr (estagiário de Jornalismo)

Assessoria de Imprensa da Sedufsm



Fotos



* Clique na foto para Ampliar!


Compartilhe com sua rede social!














© 2019 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet