Cpers sai decepcionado de audiência com o governo SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 28/01/12 11h47m
SVG: views 307 Visualizações

Sindicato diz que reajuste proposto não alcança piso nacional

Alt da imagem
Dirigentes do Cpers se reuniram com representantes do governo nesta sexta pela manhã

Em audiência realizada na manhã desta sexta (27), em Porto Alegre, o governo do estado apresentou ao Cpers Sindicato uma proposta de reajuste aos professores estaduais, que compreende um índice de 23,5% a ser pago em três parcelas até fevereiro de 2013 sobre o vencimento básico. O documento entregue pelo governo foi analisado logo após o encontro pela direção sindical.

Preliminarmente, os sindicalistas avaliaram que “a proposta apresentada pelo Governo não significa nenhum passo para honrar o seu compromisso de pagar o Piso Salarial Nacional”. O site da entidade destaca que o Departamento Intersindical (Dieese) está analisando mais globalmente a proposta.

O Cpers está orientando os demais núcleos do interior do estado a divulgar amplamente para a categoria e para a sociedade o que consideram a falta de compromisso do governo Tarso para com a educação. O primeiro reajuste do ano seria em maio e, conforme a entidade sindical, com a concessão de um reajuste médio de 9,84%. Na avaliação sindical, a proposta é pior do que a que foi implementada em 2011.

A direção do sindicato informou também que a proposta governamental incluiu apenas os docentes, deixando de lado o restante dos trabalhadores em educação. A partir da reclamação dos sindicalistas, os representantes do governo se comprometeram a fazer um adendo que inclua os demais servidores.

No que se refere a um calendário para o pagamento do piso nacional, a alegação é de que o governo espera o resultado de uma medida judicial que esclarecerá a partir de qual data o piso é devido e também sobre a forma de reajuste do mesmo.

Abono e greve

Durante a audiência, o abono e o pagamento dos dias da greve foi colocado como pauta central de negociação. No entanto, conforme o sindicato, os representantes do governo, depois de tentarem criar condicionantes para esse ponto da negociação, responderam que informarão a posição do Governo sobre esse tema.

Para o Cpers Sindicato, o resultado ad audiência desta sexta demonstra, mais uma vez, que somente a mobilização e a pressão da categoria podem fazer o governo Tarso cumprir o que foi prometido à categoria.

Texto: Fritz R. Nunes com informações do site www.rs.gov.br, Cpers e Zerohora.com
Foto: Site do Cpers
Assessoria de Imprensa da SEDUFSM

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Seminário “Universidade que queremos” acontece nesta quinta, 25 de abril

SVG: calendario 24/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento ocorre às 19h, no Auditório Flávio Schneider e terá a presença da professora Wrana Panizzi e do professor Renato Dagnino

Reunião entre docentes do EBTT e reitor da UFSM discute Ação Civil Pública sobre controle de frequência

SVG: calendario 23/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Encontro debateu alternativas para atender às exigências do MPF e garantir equidade entre os(as) docentes

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

Veja todas as notícias