Ouriques diz que universidade falha em não defender soberania nacional SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 05/08/19 14h01m
SVG: views 3304 Visualizações

Nildo Ouriques, professor de Economia da UFSC, ministrou palestra na Sedufsm

Alt da imagem
Evento lotou auditório da Sedufsm na noite da terça, 31 de julho

Foi uma palestra para desacomodar certezas e levantar inquietudes. Talvez essa seja a melhor síntese da exposição de Nildo Ouriques, professor do departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que esteve em Santa Maria ministrando, na noite da última terça-feira, 30, o debate “Crítica da razão acadêmica: a função da educação no capitalismo dependente”. Com o auditório da Sedufsm lotado, o professor, também presidente do Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA), problematizou, principalmente, o modelo de universidade que temos hoje, desalojando algumas bandeiras aparentemente consensuais.

Defensor do modelo de universidade proposto por Darcy Ribeiro no livro “A universidade necessária”, Ouriques acredita que a universidade brasileira vem falhando sistematicamente naquela que deveria ser sua tarefa central: a luta contra o subdesenvolvimento e em defesa da soberania nacional.

Um dos consensos problematizados por ele é a defesa, propagada por praticamente todas as reitorias, da internacionalização das universidades. Para o docente, ao internacionalizar, exportamos nossos melhores cientistas e, por consequência, tornamo-nos dependentes de ciência e tecnologia dos países de capitalismo central, tendo de pagar royaltes a estes países pela tecnologia de ponta que ajudamos a construir. Em 1994, salienta Ouriques, o Brasil pagava R$ 260 milhões de reais anualmente em royaltes. Em 2017, tal cifra havia subido para R$ 5 bilhões anuais.

Por este motivo, o palestrante mostra-se contrário a programas como o ‘Ciências sem Fronteiras’. “Temos de nacionalizar as universidades, não internacionalizar. Não temos de mandar cientistas para fora, e sim trazer os melhores projetos para o Brasil. Todos os anos, a Universidade de Harvard e o Exército dos Estados Unidos fazem seleção para recrutamento de estudantes em São Paulo. Nossos talentos são sugados”, critica Ouriques.

Fetiche acadêmico

As universidades e institutos federais brasileiros vêm sendo acometidos, na avaliação do economista, por um profundo antiintelectualismo que desestimula o pensamento crítico. E o esvaziamento da crítica viria sendo preenchido pela lógica produtivista, que avalia cursos e programas de pós-graduação a partir de indicadores numéricos e não validados socialmente. E o pior de tudo, explica o professor, é que os órgãos de fomento responsáveis por estabelecer os critérios de avaliação são formados pelos próprios professores, que naturalizam essa dinâmica.

“A universidade conserva fetiches, como a avaliação numérica de cursos e programas. Nós publicamos artigos em revistas de outros países, mas não temos patentes de pesquisa. Produzimos mercadorias com alto valor de uso e de troca. É preciso criticar o modelo de universidade que temos hoje: os currículos, em geral eurocentristas, têm sido peça de alienação dos estudantes. Vivemos uma crise pedagógica, os professores não são educados para dar aula e as reitorias são cúmplices dessa crise. O Brasil está ‘agringalhado’ e a universidade precisa se nacionalizar para ser uma potência contra isso”, pondera Ouriques.

O cenário de cortes orçamentários que assola as universidades e institutos federais exige uma postura firme de contrariedade e enfrentamento, contudo, para o professor, é preciso ir além e criticar a estrutura e a lógica que rege tais instituições. “Vamos nos opor aos cortes, mas a universidade, tal como é hoje, está longe do que precisamos. A crítica desapareceu completamente de seu interior. As instituições estão empobrecidas material e intelectualmente”, opina, ressaltando que a esquerda, ao ficar presa em seu ‘bom mocismo’ que mina a possibilidade de críticas mais duras, deixou o monopólio da crítica à academia para a direita.

Ao fim de uma fala que suscitou diversas intervenções e questionamentos por parte da plateia, Ouriques aponta que a universidade tem duas opções: “ou sucumbe à sua mediocridade, ou sai às ruas para defender outro modelo. Precisamos de um novo radicalismo de esquerda”.

A realização do evento foi do Kairós (Grupo de Estudos e Pesquisa sobre trabalho, educação e políticas públicas) da UFSM, com o apoio do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) e da Sedufsm.

Confira a íntegra da palestra abaixo:

 

Texto: Bruna Homrich

Fotos e vídeo: Ivan Lautert e Rafael Balbueno

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Veja todas as notícias