Consu da UFSM não discute nota sobre o ‘Future-se’ SVG: calendario Publicada em 30/08/19 18h10m
SVG: atualizacao Atualizada em 30/08/19 18h23m
SVG: views 1806 Visualizações

Reitor sugeriu aos conselheiros usar texto aprovado no Cepe, mas houve discordâncias

Alt da imagem

Já se encaminhava mais ou menos uma hora desde que havia iniciado a sessão 820 do Conselho Universitário (Consu) da UFSM, na manhã desta sexta (30), quando o presidente, reitor Paulo Burmann, apresentou a sugestão de que os conselheiros referendassem a nota sobre o ‘Future-se’, aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), na sexta passada (23). Depois de algumas falas discordando da ideia, Burmann recuou na proposta e deixou em aberto a possibilidade de se discutir uma nota específica do Consu. Entretanto, com a sessão se estendendo até o início da tarde, no período das ‘comunicações’, quando são abordados assuntos diversos, não se voltou ao tema.

Uma das primeiras conselheiras a levantar objeções sobre referendar a nota do Cepe foi a técnico-administrativa aposentada, Maria Loura da Silveira. Segundo ela, há discordância das categorias quanto à inclusão de um “adendo” sobre o ‘Future-se’. As representações dos segmentos da UFSM têm defendido que qualquer documento sobre o programa apresentado pelo MEC, considerado a porta para a privatização das instituições federais, precisa ser rejeitado sem qualquer janela para negociação.

Claudio Emelson Dutra, docente do Centro de Educação, e também conselheiro, ponderou que a proposição do reitor não deveria ser colocada em apreciação na sessão do Consu desta sexta, por não constar da pauta, tendo em vista que o tema é de muita relevância. Nesta mesma linha, um outro membro do Conselho sugeriu que houvesse a convocação de uma reunião extraordinária do Consu, tendo esse assunto como pauta única.

Diante das várias manifestações, o reitor disse que não queria polemizar, tendo em vista que o debate sobre o programa do governo ainda está passando pelos centros de ensino. “Se o Consu entender que não, tudo bem. Vale a nota aprovada no Cepe”, argumentou o reitor, que disse ainda estar preocupado com a informação divulgada esta semana de que o governo pensa em enviar o ‘Future-se’ através de Medida Provisória.

Fórum de empresários pede informações a Burmann

E o pronunciamento do reitor Paulo Burmann, no dia 9 de agosto, na formatura dos cursos de Engenharia Civil e Elétrica da UFSM, continua repercutindo. Na sessão do Consu desta sexta, o dirigente máximo da universidade comunicou, conforme relato de um conselheiro repassado à Sedufsm, que recebeu um documento do Fórum de Entidades Empresariais de Santa Maria.

Nessa correspondência, a entidade estaria pedindo uma retratação de Burmann em relação às afirmações feitas no discurso de formatura, tais como: “não vamos nos dobrar aos conceitos de corruptos e sonegadores de impostos. Podem continuar esbravejando”, frases que responderiam a comentários críticos à UFSM por parte do empresário de Santa Catarina, Luciano Hang, que abrirá uma loja na cidade em breve.

Contatado pela assessoria de imprensa da Sedufsm, o coordenador do fórum empresarial, Souvenir Machado, não mencionou um suposto pedido de retratação. Segundo ele, o Fórum, que representa 20 entidades, fez um pedido de esclarecimento ao reitor, tendo em vista que a manifestação de Burmann sobre “corruptos e sonegadores” teria sido dita de forma genérica. “Queremos saber quem são os empresários aos quais ele se referiu”, disse Souvenir. O dirigente empresarial destacou que a entidade tem muito “respeito ao reitor” e frisou que lamenta que o envio de uma “correspondência interna” tenha sido “vazado”.

Até o fechamento desta matéria, não conseguimos confirmar outros detalhes com a assessoria de comunicação do gabinete do reitor.

  

Texto: Fritz R. Nunes

Foto: Multiweb

Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias