Movimento mundial contra produtivismo acadêmico SVG: calendario Publicada em 30/01/12 18h24m
SVG: atualizacao Atualizada em 30/01/12 19h38m
SVG: views 922 Visualizações

Manifesto Slow Science defende “ciência lenta”

Alt da imagem
Logomarca do movimento Slow Science

O produtivismo acadêmico é pauta de um novo movimento que ganha adeptos ao redor do mundo. Idealizado por cientistas alemães, o Slow Science (Ciência Lenta) defende a desaceleração do processo de produção científica na academia, baseando sua crítica na relação entre tempo e qualidade de pesquisa.

No formato em vigor nas universidades, e criticado pelo movimento, o investimento em pesquisas está diretamente relacionado ao quanto se produz e publica. Dessa forma, a busca por incentivos e reconhecimento em sistemas de avaliação ganha ares de corrida para a produção de materiais que venham a ser publicados, afinal é no processo de publicação que se define, hoje, a efetividade da pesquisa.

Para os idealizadores e adeptos do manifesto, é justamente nessa relação que mora o problema, onde os resultados imediatos são mais valorizados que as pesquisas em longo prazo, buscando exclusivamente a possibilidade de aumentar o número de publicações e, consequentemente, o reconhecimento como pesquisador. Segundo defende o manifesto Slow Science, a ciência não pode trabalhar às pressas.

Dessa forma, o preço de uma corrida científica unicamente quantitativa representa o distanciamento de pesquisas que realmente proporcionem mudanças para fora do universo acadêmico, além de ser fator crucial na precarização do trabalho docente. “Sim, nós precisamos de tempo para pensar. Sim, nós precisamos de tempo para digerir. Sim, nós precisamos de tempo para nos desentender, sobretudo quando fomentamos o diálogo perdido entre as humanidades e as ciências naturais. Não, nem sempre conseguimos explicar a vocês o que é a nossa ciência, para o que ela servirá, simplesmente porque nós não sabemos ainda. A ciência precisa de tempo”, defende o texto.

Para apoiar o movimento, basta imprimir o manifesto e divulgá-lo em sua instituição. O manifesto traduzido para o português está anexado ao final desse texto. A assinatura do texto original é da Slow Science Academy (www.slow-science.org), sediada em Berlim, e a tradução para o português é de José Eisenberg com revisão de Antonio Engelke.

Texto: Rafael Balbueno com informações de www.slow-science.org
Foto: Blog do Fernando Nogueira da Costa
Edição: Fritz R. Nunes
Assessoria de imprensa da SEDUFSM

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: arquivo-download Documentos

- MANIFESTO SLOW SCIENCE

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias