Sindicato chama nova assembleia para debater greve docente SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 26/09/19 11h06m
SVG: views 2113 Visualizações

Plenária foi convocada para terça, 1º de outubro, 16h30, no campus de Santa Maria

Alt da imagem
Plenária realizada na terça, 24, ratificou indicativo de greve por tempo indeterminado

A diretoria da Seção Sindical dos Docentes da UFSM está convocando nova assembleia para terça, dia 1º de outubro, no campus de Santa Maria. A plenária acontecerá em primeira chamada, às 16h30, e, em segunda chamada, às 17h, no Auditório Sérgio Pires (prédio 17, dos básicos). O ponto de pauta é único: greve dos docentes da UFSM por tempo indeterminado.

Na assembleia que ocorreu na última terça, 24 de setembro, os presentes rejeitaram a indicação do setor das federais do ANDES-SN, de realizar uma paralisação de 48h nos próximos dias 2 e 3 de outubro. Nas reuniões que a Sedufsm vem realizando, o sentimento majoritário tem sido no sentido de que greves de um ou dois dias não estariam sendo suficientes para fazer o governo de Jair Bolsonaro recuar de medidas de ataque às universidades, como os cortes de verbas e de bolsas, além do programa ‘Future-se’, que paira como uma ameaça sobre o futuro das instituições.

Diante dessa situação periclitante, a avaliação é de que seria necessária uma ação mais contundente e, por isso, indicar para toda a categoria a possibilidade de uma greve por tempo indeterminado foi vista como uma ação mais coerente. O indicativo já havia sido aprovado em assembleias pelos vários campi da UFSM, nos dias 21 e 22 de agosto. No dia 11 de setembro, quando foi pautado pelo setor das federais do ANDES-SN a paralisação de 48h, a posição dos docentes da UFSM foi de manter o indicativo aprovado anteriormente. E, na última terça, 24 de setembro, em Santa Maria, em função de nova proposta do ANDES-SN, de greve de 48h, as assembleias chamadas pela Sedufsm ratificaram os entendimentos anteriores, ou seja, de manter o indicativo por tempo indeterminado e não parar por apenas dois dias.

Sendo assim, a assembleia do dia 1º de outubro objetiva aprofundar o debate sobre a greve da categoria dos professores, já no contexto de outras iniciativas, como a assembleia estudantil na UFSM que deliberou nesta terça, 24,  por dar início a uma greve do segmento discente a partir de 2 de outubro. Já os técnico-administrativos realizam assembleia nesta quinta-feira, 26. E é com base nesse contexto que irão se debruçar os professores na plenária de terça-feira. Confira as informações completas da assembleia:

Dia: 1º de outubro (terça-feira)

Hora: 16h30 (1ª chamada), 17h (2ª chamada)

Local: Auditório Sérgio Pires (prédio 17, dos básicos)

Pauta

  1. Informes;
  2. Greve dos docentes da UFSM por tempo indeterminado;
  3. Assuntos gerais.

 

Texto e foto: Fritz R. Nunes

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Seminário “Universidade que queremos” acontece nesta quinta, 25 de abril

SVG: calendario 24/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento ocorre às 19h, no Auditório Flávio Schneider e terá a presença da professora Wrana Panizzi e do professor Renato Dagnino

Reunião entre docentes do EBTT e reitor da UFSM discute Ação Civil Pública sobre controle de frequência

SVG: calendario 23/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Encontro debateu alternativas para atender às exigências do MPF e garantir equidade entre os(as) docentes

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

Veja todas as notícias