Vídeo do reitor da UFSM sobre assistência surpreende estudantes SVG: calendario Publicada em 11/10/19 18h43m
SVG: atualizacao Atualizada em 11/10/19 18h47m
SVG: views 1345 Visualizações

Dirigente garantiu funcionamento do RU e que não haverá redução de bolsas discentes

Alt da imagem
Paulo Burmann durante coletiva à imprensa sobre situação orçamentária, em janeiro de 2019

Na última quarta-feira, 9 de outubro, o Farol UFSM publicizou um vídeo em que o reitor da universidade, Paulo Afonso Burmann, fala sobre os impactos dos cortes na assistência estudantil. No vídeo, o reitor informa que terá como prioridade a manutenção da assistência estudantil, buscando garantir a permanência dos estudantes na universidade. "Quero dizer aos nossos estudantes que uma das últimas coisas que nós vamos trabalhar em termos de orçamento é a assistência estudantil", afirma o reitor. As declarações do dirigente da instituição causaram surpresa entre algumas lideranças dos estudantes.

Paulo Burmann assegurou, apesar de todas as dificuldades em termos de verba, que o Restaurante Universitário continuará funcionando normalmente. "Não há risco de o restaurante universitário deixar de atender a nossa comunidade, especialmente nesse momento de tanta dificuldade que nós estamos vivendo", destacou Burmann. O reitor comenta que haverá mudanças na gestão do Restaurante, assinalando o RU2 em Santa Maria, mas garantindo: “sem perda de qualidade”. E complementou também que não haverá redução no número de bolsas da assistência estudantil.

No início de setembro, foi divulgado um ofício circular da UFSM em que constavam orientações sobre as medidas de racionamento que poderiam ser adotadas caso não houvesse mudança de cenário. Dentre elas, estavam a redução de bolsas, a redução no consumo de energia elétrica e a possibilidade de restrição do RU para usuários que não possuem benefício socio-econômico.

Contradição

De acordo com Vanessa Duarte, estudante de Pedagogia e integrante da Diretoria da CEU II, as informações trazidas no vídeo são uma surpresa. "Considero as colocações trazidas no vídeo um tanto quanto contraditórias, considerando o que foi repassado anteriormente às entidades de representação estudantil e coordenações de casa através de documentos oficiais da universidade e reuniões com a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis. O que nos foi repassado até então, através dessas instâncias, é que, caso não houvesse o descontingenciamento, o Restaurante Universitário passaria a funcionar exclusivamente para estudantes com Benefício Socioeconômico, deixando de abranger um grande número de alunos que, apesar de não se encaixarem na renda mínima do benefício, necessitam das refeições oferecidas pelo RU", disse a estudante.

Para Rodrigo Poletto, estudante de Letras e coordenador geral do Diretório Central das e dos Estudantes (DCE), as ponderações do reitor também foram uma surpresa. “Em matéria recente do Diário de Santa Maria, a reitoria anunciou que a última liberação de verbas pelo Governo Federal não garante o funcionamento integral da UFSM até o final do ano. Por isso, devemos ficar de olhos abertos e atentos, principalmente no que tange à assistência estudantil da UFSM”, afirma Rodrigo.

A UFSM é hoje uma das universidades referências no Brasil em virtude de suas políticas de assistência estudantil. A maior casa do estudante da América Latina fica no campus sede da universidade, além das bolsas, a gratuidade do RU para estudantes com BSE, entre outras políticas de permanência. É através da assistência estudantil que muitos estudantes conseguem garantir sua permanência na universidade.

Rodrigo Poletto acrescenta “Hoje, ameaçada, a assistência estudantil deve ser a nossa principal pauta de defesa, para que continuemos a garantir que a UFSM seja referência não só em assistência estudantil, mas também na produção de ciência, tecnologia, ensino, extensão e conhecimento”, finalizou o estudante.

Recentemente, o Ministério da Educação lançou uma circular aos reitores e reitoras de universidades brasileiras, em que constam mudanças a serem implementadas no Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).
 

Texto: Lucas Reinehr (estagiário de jornalismo)

Edição e foto: Fritz R. Nunes 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias