Organizadores de evento do NudMarx reclamam de censura velada SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 17/10/19 18h25m
SVG: views 1989 Visualizações

Parecer de órgão jurídico na UFSM pediu detalhes do encontro para evitar “doutrinação”

Alt da imagem

Nos dias 24 e 25 de outubro, o Núcleo de Direito, Marxismo e Meio Ambiente (NudMarx) da UFSM vai realizar o IV Encontro Regional de Direito, Marxismo e Meio Ambiente, no Auditório da Antiga Reitoria, no centro de Santa Maria. Entretanto, a coordenadora do Núcleo, a professora do departamento de Direito, Beatriz Oliveira da Silva (Bia), reclama de uma tentativa de censura velada por parte da Procuradoria Jurídica da instituição.

No início de julho foi enviada pela docente uma solicitação para que a fundação de apoio (Fatec) pudesse ser contratada para a “prestação de serviços de gerência administrativa e financeira” dos recursos captados através das inscrições dos participantes do encontro. Esse documento virou um processo, que foi encaminhado à procuradoria federal para a emissão de um parecer. No arrazoado elaborado pelo procurador, mais especificamente no item 13, consta que “no caso dos autos, considerando a turbulência política enfrentada no país, sugiro esclarecer as razões do seminário/evento, a fim de que não se levante a hipótese de doutrinação estudantil, o que, repito, ‘a priori’ não vislumbro, contudo, sugiro a devida motivação, evitando-se, no futuro, questionamentos sobre o tema”.

Mesmo que o parecer da procuradoria não tenha sido contrário, a coordenadora, Bia Oliveira, argumenta que o processo ficou parado até quase final de setembro, emperrando as questões práticas para o evento, e quando liberado, ainda teve a pendência de justificar algo que não deveria causar qualquer suspeição sobre “doutrinação”, tendo em vista que o NudMarx existe há abstante tempo e os encontros já vêm ocorrendo desde 2016. Em seu perfil no facebook, a professora escreveu que, “se isto não é censura é, no mínimo, exigir que o NudMarx trabalhe pautado pela autocensura – o que, evidentemente, não passa pela nossa cabeça.”

Em resposta ao questionamento da procuradoria, o Núcleo, através da professora Bia Oliveira, discorreu sobre todo o trabalho de pesquisa que vem sendo realizado nesse período de cinco anos, vinculados ao curso de graduação, bem como ao programa de pós-graduação do Direito. Destacou ainda as linhas de pesquisa, pensadores que atuam nessas áreas, elencando também os projetos de pesquisa e extensão que já foram desenvolvidos na UFSM através do NudMarx, além de palestras e livros publicados. Publicaremos abaixo, em anexo, os documentos (os encaminhados pela coordenadora do Núcleo e o parecer da procuradoria).

Possibilidade de boicotes

Para a professora Bia Oliveira, os eventos do NudMarx têm enfrentado reações. Ela relatou, em texto do seu perfil em rede social que “ano passado, poucas horas antes da III edição do Encontro Direito, Marxismo e Meio Ambiente, sem aviso prévio, sem ter sido agendada, ocorreu uma dedetização e consequente interdição do prédio da antiga reitoria. impossibilitando, não só a realização do encontro no local, como o acesso a todo o material (fichas, pastas, crachás, alimentos, etc...)”.

Ela completa afirmando que “se eu não tivesse conseguido o auditório da Cesma, teríamos que suspender o evento com todos os palestrantes já a caminho. Agrega-se a isso o fato de um indivíduo (desconhecido) ter sido filmado arrancado os cartazes com o aviso de mudança de local.” Mesmo assim, frisou ela, o evento teve pleno êxito assim como em edições anteriores. E finaliza sua postagem: “resta a questão: tudo isso seria fruto do acaso? Não sabemos. O que sabemos é que o acaso não tem nos protegido, talvez porque os tempos não permitam que andemos distraídos. O que sabemos ao certo é que o NudMarx continuará lutando pela proteção e garantia do pensamento crítico dentro e fora da Universidade”.

Acompanha aqui a notícia que publicamos no início desta semana sobre o encontro do NudMarx.

Texto: Fritz R. Nunes

Foto: Arquivo/Sedufsm

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: arquivo-download Documentos

- Documento 1: Manifestação do NudMarx

- Documento 2: Parecer da Procuradoria Federal

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Veja todas as notícias