Notícias

17/10/2019   11/11/2019 15h51 | A+ A- | 290 visualizações

Os Saltimbancos é uma peça para toda a família assistir - e refletir

Através de alegorias fabulares, a peça fala de trabalho e luta coletiva


O auditório da Sedufsm foi o palco da pré-estreia da peça "Musicanti Saltimbancos", que atraiu pais e crianças com um enredo que trata das dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores na relação com seus patrões. Temas como autoritarismo, solidariedade e organização da classe também são abordados, quando um grupo de animais de uma fazendo fogem para a cidade em busca de uma nova vida como artistas de teatro. A luta coletiva ao invés de aspirações individualistas de cada espécie (ou categoria) é o que acaba sendo determinante para o final feliz, nesta fábula que se mostra interessante e cheia de significados e momentos de beleza artística para espectadores de todas as idades. 

A apresentação foi uma prévia exclusiva para a 79ª edição do Cultura na Sedufsm. O espetáculo estreirá oficialmente às 17 horas do dia 27 de outubro, no palco do Centro de Convenções da UFSM, com reapresentação no dia 28, em mesmo horário. A entrada é franca. Além da Sedufsm, a peça conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFSM.

A concepção da peça

A adaptação, livremente recriada e dirigida por Zé Renato Noronha professor do Curso de Licenciatura em Teatro da UFSM  partiu dos clássicos da literatura e do teatro musical: Os Músicos de Bremen dos Irmãos Grimm e I Musicanti de Sérgio Bardotti e Luiz Bacalov, que teve a versão brasileira Os Saltimbancos criada em 1972 assinada por Chico Buarque. Sérgio Bardotti foi produtor de Chico Buarque quando este se exilou na Itália no período da ditadura militar.

A presente versão reconta de maneira crítica e bem humorada a história de quatro animais que fugiram de seus donos para construírem suas vidas como artistas na cidade.  Na fuga, encontram seus respectivos “barões” justamente na casa em que queriam descansar. “Todos Juntos”, na união das suas qualidades, conseguirão expulsar os barões que os dominavam para  conquistar seu próprio lugar no mundo e finalmente poderem se tornar artistas de uma companhia de teatro.

O espetáculo foi construído através de um processo colaborativo com o foco na formação de atores para musical e envolveu uma equipe de músicos,  professores e alunos provenientes de cinco cursos da Universidade Federal de Santa Maria ( UFSM): Teatro, Artes Cênicas, Música, Educação, Engenharia acústica. A proposta resultou num trabalho realizado com beleza e humor direcionado a crianças e familiares de todas as idades.

A proposta convida, aos que puderem contribuir,  que fiquem a vontade para doar produtos de higiene e limpeza  e alimentos não perecíveis que serão encaminhados para estudantes que se utilizam dos benefícios e também encaminhados para a CAED-UFSM (Coordenadoria de Ações Educacionais) para serem  direcionados imigrantes e refugiados.


Fotos: Ivan Lautert
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 



Fotos



* Clique na foto para Ampliar!


Compartilhe com sua rede social!














© 2019 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet