A Sedufsm informa que a partir de segunda, 23 de março, a sede do sindicato estará fechada e todos os atendimentos serão realizados de forma remota (online), por tempo indeterminado. Os (as) sindicalizados (as) poderão entrar em contato com a entidade das 8h às 12h e das 14h às 18h através do e-mail sedufsm@terra.com.br ou dos telefones (55) 99614-2696 e (55) 99935-8017.
Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h
SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041
Fale Conosco - escreva para:
sedufsm@terra.com.br
06/11/2019 11/11/19 15h50 | A+ A- | 1164 visualizações
O novembro de 2019 marca um evento relevante do século passado: são os 30 anos da queda do Muro de Berlim, que aconteceu em 9 de novembro de 1989. É em alusão a data, que a Sedufsm promove o Ciclo de Debates A Queda do Muro de Berlim e seus reflexos 30 anos depois. A atividade, que acontece no dia 11 de novembro, segunda-feira, às 19h, no auditório da Suze Scalcon da Sedufsm (rua André Marques, 665), faz parte da programação de aniversário do Seção Sindical, que neste ano completa 30 anos. Nesta mesma noite também será lançada a revista impressa que faz um balanço de 30 anos da seção sindical.
Com a coordenação de Maria Beatriz Oliveira da Silva, professora do Departamento de Direito da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o debate vai contar com a presença de Osvaldo Coggiola, professor do departamento de História da Universidade de São Paulo (USP) e Antônio Carlos Mazzeo, professor da pós-graduação em História Econômica também da USP. O evento será gratuito e livre para todos os públicos.
O que foi o Muro de Berlim?
O muro de Berlim foi construído em 13 de agosto em 1961, durante a Guerra Fria, com a intenção de dividir a Alemanha oriental, que era vinculada politicamente à União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), da Alemanha ocidental, alinhada aos Estados Unidos. A construção do muro significou a divisão do mundo em dois blocos políticos: a República Federal da Alemanha (RFA) e a República Democrática Alemã (RDA).
Após 27 anos da divisão, em 9 de novembro de 1989, acontecia a queda do muro de Berlim, um dos fatos mais marcantes do século 20. Mikhail Gorbachev, então líder da URSS, com suas políticas reformistas conhecidas como Perestroika e Glasnost, tinha como objetivo tornar a economia mais flexível, sem abandonar o projeto socialista. Sem sucesso, suas políticas acabaram por fragmentar rapidamente a União Soviética e afetaram suas zonas de influência, a exemplo da Alemanha Oriental. Do declínio da URSS, ao estopim do impacto na situação política e econômica, o Muro de Berlim foi abaixo por meio da ação do povo.
Debatedores
Para debater sobre o tema, estará presente na mesa Osvaldo Coggiola. Argentino, nascido em Buenos Aires, Coggiola teve sua graduação em Córdoba, onde estudou Economia e História. Atualmente, reside no Brasil e é professor no departamento de História da USP. É autor de livros como A outra guerra do fim do mundo: a batalha pelas Malvinas, Uma história do capitalismo, A Segunda Guerra Mundial – causas, estruturas, consequência, dentre outros. Publicou, neste ano, o livro de FHC a Bolsonaro: Elementos para uma história econômico-política do Brasil (1979 – 2019).
Participa também do debate Antônio Carlos Mazzeo, graduado em Ciências Políticas e Sociais, com mestrado em Sociologia pela USP e doutorado em História Econômica na mesma Universidade. É professor livre-docente do programa de pós-graduação em História Econômica da USP. Dentre suas publicações estão os livros Estado e Burguesia no Brasil: Origens da autocracia burguesa, Burguesia e capitalismo no Brasil, O voo de Minervina: a construção da política, do igualitarismo e da democracia no ocidente antigo.
Texto: Amanda Xavier (estagiária de jornalismo)
Edição: Fritz R. Nunes (jornalista)
Assessoria de imprensa da Sedufsm
21/01 - Assembleia da Sedufsm elege novo conselho fiscal
18/01 - Nova diretoria da Sedufsm tem primeira reunião com reitoria da UFSM
15/01 - Diretoria da Sedufsm terá reunião com reitor e vice da UFSM na segunda, 18
15/01 - Sindicato convoca assembleia virtual para quarta, 20 de janeiro
08/01 - Filiados devem solicitar envio de agenda 2021 da Sedufsm
Compartilhe com sua rede social!