A Sedufsm informa que a partir de segunda, 23 de março, a sede do sindicato estará fechada e todos os atendimentos serão realizados de forma remota (online), por tempo indeterminado. Os (as) sindicalizados (as) poderão entrar em contato com a entidade das 8h às 12h e das 14h às 18h através do e-mail sedufsm@terra.com.br ou dos telefones (55) 99614-2696 e (55) 99935-8017.
Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h
SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041
Fale Conosco - escreva para:
sedufsm@terra.com.br
12/11/2019 18/11/19 17h19 | A+ A- | 10159 visualizações
Osmarino Amâncio, em 2012, na Sedufsm
Na próxima terça, 19 de novembro, o Ciclo de Debates relativo ao aniversário de 30 anos da Sedufsm terá como tema ‘Uma voz da Amazônia’. A mesa terá a presença de Osmarino Amâncio Rodrigues, uma das principais lideranças da Reserva Extrativista Chico Mendes, no estado do Acre, e contará com a coordenação da professora Ana Paula Rovedder, do departamento de Ciências Florestais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
O evento, que inicia às 19h, acontecerá no auditório Suze Scalcon da Sedufsm (Rua André Marques, 665), e será aberto a todos os públicos com entrada franca. Osmarino também aborda o mesmo assunto, mas no dia anterior (18), no campus de Frederico Westphalen (leia mais abaixo).
Seringueiro e militante político, Osmarino esteve ao lado de outros trabalhadores na luta contra o latifúndio. Foi também um dos fundadores do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasiléia, cidade localizada no sul do Acre. Além disso, foi um dos responsáveis pela negociação da criação da reserva extrativista acreana, ocorrida na década de 80 durante o governo Sarney. Em 2012, Osmarino esteve em Santa Maria e participou da 54ª edição do Cultura na Sedufsm, quando falou sobre sua experiência de vida, relação com a política, relação com o ex-presidente Lula e, também, sobre seu amigo, o saudoso Chico Mendes.
Dessa vez, de volta a um evento promovido pelo sindicato docente, o líder seringueiro irá abordar o problema ambiental no qual a Amazônia se insere. Num momento em que o meio ambiente é pautado de maneira secundária e o entreguismo dos recursos naturais ocorre com pequena resistência, Osmarino Amâncio irá falar sobre as queimadas na Amazônia, seus impactos, o avanço do agronegócio e a problemática que isto implica para o meio ambiente e para as pessoas que vivem nesse meio e sobrevivem dele.
Palestra em Frederico
Além da participação em Santa Maria, Osmarino Amâncio estará presente também no campus de Frederico Westphalen, onde abordará o mesmo tema, que trata das questões da Amazônia. A palestra, que terá coordenação de Edison Bisognin Cantarelli, professor do Departamento de Engenharia Florestal, acontece na próxima segunda, 18 de novembro, às 15h, no Centro de Convivência.
Texto: Amanda Xavier (estagiária de jornalismo)
Edição: Fritz R. Nunes (jornalista)
Assessoria de imprensa da Sedufsm
08/01 - Filiados devem solicitar envio de agenda 2021 da Sedufsm
05/01 - Fortalecer a Sedufsm para enfrentar o pior dos contextos
16/12 - Seis décadas de UFSM sob o olhar de quem a vive e constrói
10/12 - Greve sanitária entra na pauta das assembleias de base do ANDES-SN
09/12 - Portaria do MEC sobre retorno ao presencial: ‘nada muda até fevereiro’, diz vice-reitor
Compartilhe com sua rede social!