Notícias

14/11/2019   14/11/2019 17h09 | A+ A- | 338 visualizações

Sedufsm divulga nota em defesa da Universidade Pública

Texto rebate declarações de Luciano Hang e reafirma importância da UFSM


Na página 30 da edição desta quinta-feira, 14, do jornal Diário, foi publicada a nota ‘Em defenda da Universidade Pública’, elaborada pela diretoria da Sedufsm. O objetivo central do texto é mostrar a importância social, política e econômica da UFSM para Santa Maria e região, contrapondo-se a declarações ultrajantes e falaciosas do empresário Luciano Hang, que esteve na cidade no último dia 9 para inaugurar uma unidade de sua rede de lojas Havan.

Além de trazer dados de estudos que mostram o lugar de excelência reservado à UFSM em termos de produção de ciência, o texto reafirma o compromisso da entidade sindical com um projeto de universidade pública, gratuita, laica, de qualidade, autônoma e socialmente referenciada. Abaixo, a nota completa.

‘Nota em defesa da Universidade Pública

Em 9 de novembro, o empresário Luciano Hang esteve em Santa Maria para inaugurar uma unidade de sua rede de lojas. Num discurso vergonhoso e infeliz, este senhor alegou que não colocaria um filho seu em uma universidade pública, espaço no qual, segundo ele, formam-se zumbis e idiotas, cuja tarefa seria atrapalhar aqueles que efetivamente trabalham. É tanto impropério que se torna difícil escolhermos por onde começar.

Cabe lembrarmos a Hang – e àqueles (as) que referenciam suas ideias – a centralidade econômica e intelectual da UFSM para Santa Maria e região. Uma instituição que abriga quase 30 mil estudantes e é apontada pelo documento ‘Pesquisa no Brasil: excelência em financiamento’ como a 15ª universidade pública brasileira a mais produzir conhecimento científico no país. Já segundo o Ranking de Universidades (RUF) 2019, a UFSM ocupa a 21ª posição dentre as 197 universidades públicas e privadas brasileiras. O Brasil, por sua vez, é o 13º produtor de ciência no mundo – em número de trabalhos publicados – e apresentou um crescimento de 30% em sua produção científica entre os anos de 2013 e 2018. Mais de 60% de todo o conhecimento científico produzido no país vem de universidades e institutos públicos de pesquisa.

Esses números já bastariam para ilustrar a importância da UFSM. Mas vamos além: Luciano Hang e o governo por ele defendido vêm atuando de forma ostensiva contra todas as universidades públicas brasileiras. O projeto dos que hoje estão no poder é a recondução do Brasil à condição de colônia dos países imperialistas. Um país sem ciência, sem autonomia e sem senso crítico. Um país com uma massa de trabalhadores (as) precarizados devido às reformas Trabalhista e Previdenciária. Um país com serviços públicos sucateados e concursos congelados em função da Emenda Constitucional 95 (antiga PEC do Teto de Gastos).

A universidade representa a afronta a todo este projeto servil defendido por Hang e seus aliados no governo federal. Nós, docentes, estudantes e técnico- administrativos em educação, afrontamos as elites que, ao invés de defender o desenvolvimento nacional, preferem bater continência às nações imperialistas. Todos os dias, dentro das universidades públicas brasileiras, milhares de pessoas dedicam suas vidas parar fazer avançar a tecnologia, a medicina, a relação com a terra, as humanidades. Tais avanços se expressam na vida concreta da população brasileira, especialmente daquela que não teria acesso à educação e saúde se essas não fossem públicas.

Assim, a Sedufsm vem repudiar firmemente as declarações afrontosas de Hang, que entram em sintonia com projetos do governo como o ‘Future-se’, em cuja essência está a desresponsabilização do Estado para com o investimento na educação superior. Há 30 anos nosso compromisso vem sendo com a defesa de uma universidade pública, gratuita, laica, de qualidade, democrática e socialmente referenciada. Este é o nosso norte e é por ele que caminhamos, com a firmeza necessária àqueles (as) que resistem.

                                                                                                                              14 de novembro de 2019.

                                                                                                                              Diretoria da Sedufsm’

 

Texto: Bruna Homrich

Imagem: J. Adams Propaganda

Assessoria de Imprensa da Sedufsm



Fotos



* Clique na foto para Ampliar!


Compartilhe com sua rede social!














© 2019 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet