Notícias

05/12/2019   05/12/2019 16h54 | A+ A- | 276 visualizações

Professora lança livro sobre história do sindicalismo docente no Brasil

‘Lutas por educação no Brasil recente’, de Kênia Miranda, publicado pela editora da UFF


A história do sindicalismo docente brasileiro é resgatada no livro ‘Lutas por educação no Brasil recente: o movimento docente da educação superior’, de autoria da professora de Economia Política e Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), Kênia Miranda. A obra, publicada pela editora da UFF e disponível para aquisição aqui, mapeia os principais capítulos da organização sindical dos trabalhadores brasileiros, em especial dos docentes.

Uma vez que o ANDES-SN é peça central nesse processo, ele também é protagonista do livro, que narra desde as primeiras experiências organizativas de categoria, ainda antes do chamado ‘Novo Sindicalismo’, passando pelas conquistas obtidas com a Constituição de 1988 – a exemplo do direito de greve e de sindicalização aos servidores públicos -, até chegar às transformações contemporâneas no mundo do trabalho e no processo de trabalho docente.

As greves de professores federais ganham destaque na obra, que também destrincha os debates que levaram o ANDES-SN a se desvincular da Central Única dos Trabalhadores (CUT), em 2005. A postura da entidade docente nacional frente aos mais diversos governos nestes últimos 30 anos é explorada por Kênia, que escreveu o livro a partir de sua tese de doutorado em História, intitulada originalmente ‘As lutas dos trabalhadores da Educação: do novo sindicalismo à ruptura com a CUT’.
 

 

Texto: Bruna Homrich

Foto: Ivan Lautert

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 



Fotos



* Clique na foto para Ampliar!


Compartilhe com sua rede social!














© 2020 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet