Notícias

17/12/2019   17/12/2019 18h57 | A+ A- | 318 visualizações

Ponto de pauta aborda Sedufsm na década de 2009 a 2019

Especial de 30 anos teve entrevista com professores Rondon de Castro e Fabiane Costas


Terceira década da Sedufsm pela ótica de Rondon de Castro e Fabiane Costas

No dia 14 de novembro, a comunicação da Sedufsm deu início a uma série de edições especiais do programa Ponto de Pauta, através das quais algumas das principais histórias envolvendo os 30 anos da entidade – comemorados no dia 7 de novembro – foram contadas. Essa série especial consistiu basicamente em três programas especiais, sendo cada um deles referente a uma das décadas de vida do sindicato criado em 1989.

Nessas edições participaram docentes que fizeram parte ativamente da construção dessa história. Sendo assim, entrevistamos os professores João Pedro Gil e Ricardo Rondinel, que falaram da primeira década da Sedufsm (https://bit.ly/2E9BC9x), os professores Adriano Figueiró e Carlos Pires, a respeito da segunda década de vida da entidade (https://bit.ly/35mpnCQ), e agora disponibilizamos o terceiro episódio dessa série especial, no qual abordamos a terceira década da Sedufsm, pelo viés da professora Fabiane Costas, diretora do sindicato entre  2006 e 2010 e 2016 e 2018, e do professor Rondon de Castro, diretor entre 2008 e 2014.

Considerando como a terceira década da Sedufsm o intervalo entre 2009 e 2019, Fabiane e Rondon conversaram conosco sobre alguns dos principais eventos desse período, como a reconquista do registro sindical do Andes – e, por consequência, os enfrentamentos com o braço sindical dos governos petistas na categoria docente, o Proifes – e sobre as lutas contra as fundações de apoio e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, a Ebserh.

Grandes mobilizações, como a greve de 2012 (uma das maiores da história da categoria), também marcaram a conversa, assim como a expansão universitária e a realidade Multicampi promovida especialmente pelo governo Lula e que representou, mais uma vez, um ponto de embate com a categoria. Por fim, Fabiane e Rondon falaram sobre os desafios vindouros e sobre as bases sólidas deixadas por esses 30 anos de luta, e sobre as quais o sindicato deve se inspirar perante novos enfrentamentos.

Confira o programa nas mais diferentes plataformas:

FACEBOOK https://bit.ly/35gvyId

MIXCLOUD https://bit.ly/2rFIkSe

SITE https://bit.ly/36qYwpd

TWITTER https://bit.ly/36yfp1l

Aqui, o vídeo do you tube:

Texto e imagem: Rafael Balbueno
Edição: Fritz R. Nunes
Assessoria de imprensa da Sedufsm

 



Fotos



* Clique na foto para Ampliar!


Compartilhe com sua rede social!














© 2020 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet