Notícias

18/12/2019   18/12/2019 18h02 | A+ A- | 392 visualizações

Seções sindicais do ANDES-SN no RS experimentam trabalho de comunicação em rede

Materiais a serem produzidos pelas seções terão por tema o Estado de Greve da categoria docente


Evento teve participação de profissionais de comunicação e diretores sindicais

Do encontro de Comunicação Sindical promovido pela Regional Rio Grande do Sul do ANDES-SN nos dias 13 e 14 de dezembro, em Pelotas, foram tirados alguns encaminhamentos no que tange ao trabalho da imprensa. O principal deles dá conta de articular o trabalho desenvolvido pelos profissionais de comunicação das seções sindicais, bem como pelos diretores responsáveis pelo setor. A ideia é que, a cada semana a partir de janeiro de 2020, uma seção sindical do estado fique responsável por elaborar uma matéria jornalística ou uma peça gráfica abordando as reivindicações que vêm levando os docentes federais a entrarem em Estado de Greve.

Dentre os temas estão o Future-se; a Emenda Constitucional 95 e os cortes orçamentários; a reforma administrativa; a autonomia universitária; as perdas salariais e a desestruturação da carreira docente; dentre outros temas que possam surgir. Os materiais produzidos conjuntamente pelas seções sindicais trarão informações sobre o contexto de cada universidade, de forma que os professores possam ter uma visão mais ampla sobre as ações de mobilização da categoria no estado. As seções sindicais do ANDES-SN no RS são, além da Sedufsm, ADUFPel (Pelotas); APROFURG (Rio Grande); Seção Sindical do ANDES-SN na UFRGS; SINDOIF-RS (Alvorada, Canoas, Porto Alegre centro e Restinga, Osório, Rolante e Viamão) e Sesunipampa (Jaguarão, São Gabriel, Caçapava do Sul, São Borja, Bagé, Santana do Livramento e Dom Pedrito).

O Seminário de Comunicação do RS teve início na sexta, 13 de dezembro, com a mesa de debate “Os desafios da comunicação contra-hegemônica no contexto atual”, que teve a presença do jornalista Rafael Moro Martins, do site de notícias ‘The Intercept Brasil’ e do professor da USP, Pablo Ortellado.

Oficina de Design Ativista

A manhã do sábado, 14, foi destinada para a oficina de Thiago Scherer, representante do Design Ativista, uma iniciativa criada em 2018, pós-eleição de Jair Bolsonaro, e que reúne milhares de profissionais, estudantes e amantes de design no Brasil inteiro. O objetivo da rede de comunicadores, disse Scherer, é democratizar a produção de conteúdo, oportunizando um espaço, via redes sociais, para que as pessoas criem artes de protesto sob uma hashtag em comum (#designativista). A iniciativa surgiu de pessoas que já integravam a Mídia Ninja e a IdeaFixa.

Após falar sobre a importância da arte para a mobilização política, bem como sobre a necessidade de a esquerda desenvolver outras formas de linguagem, Scherer apresentou algumas noções técnicas de como fazer materiais gráficos.

A Sedufsm esteve representada no Seminário com os professores Maristela Souza (diretora), Luciana Carvalho e Hugo Blois Filho (conselheiros) e com os funcionários Bruna Homrich, Fritz Nunes (jornalistas), Fernanda Brusius, Vilma Ochoa (relações públicas), além do professor Carlos Alberto Pires, 1º vice-presidente da Regional RS do ANDES-SN. 

 

Texto: Bruna Homrich

Fotos: Bruna Homrich e Fritz Nunes

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

 



Fotos



* Clique na foto para Ampliar!


Compartilhe com sua rede social!














© 2020 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet