Centrais sindicais do país preparam agenda de luta de 2020 SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 30/01/20 18h46m
SVG: views 1074 Visualizações

Primeira reunião do ano aconteceu dia 27, na sede do Dieese, em São Paulo

Alt da imagem
Reunião das centrais pautou a data de 18 de março como dia de lutas

Na última segunda-feira (27), as centrais sindicais do país se reuniram na sede do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), em São Paulo (SP), para discutir as ações de 2020 contra os ataques aos trabalhadores e trabalhadoras, promovidos pelo governo Bolsonaro.

As entidades debateram a agenda de mobilizações para o primeiro semestre – tendo como uma das principais atividades o Dia Nacional de Lutas, com paralisações, manifestações, protestos e greves em 18 de março. Este dia está no marco da defesa dos serviços públicos contra a reforma Administrativa. As ações inserem também os eixos de luta contra a reforma Sindical, a carteira verde e amarela e a MP-905. Além disso, os representantes das centrais sindicais aprofundaram a reflexão sobre a conjuntura política frente aos desafios dos trabalhadores e trabalhadoras.

Também foram discutidas a preparação de atos para marcar as datas históricas de luta de trabalhadores, no dia Internacional de luta das Mulheres (8 de março) e o 1º de Maio, Dia do Trabalhador e da Trabalhadora. Já para o próximo mês, em 14 de fevereiro, está previsto um ao em frente às agências do INSS contra a militarização do setor e em defesa das aposentadorias.

Servidores Federais

O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), em reuniões realizadas em janeiro, também já indicou uma agenda de mobilização para os próximos meses. Antecedendo o dia de lutas previsto para 18 de março, o Fonasefe apontou a realização, no dia 10 de fevereiro, de uma Reunião Ampliada entre as diversas categorias de servidores; e, no dia 12 de fevereiro, um ato das Centrais Sindicais e entidades sindicais na Câmara dos Deputados, seguido do lançamento da Campanha Salarial 2020.


Fonte: ANDES-SN e CSP-Conlutas

Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sede da Sedufsm não terá atendimento ao público nesta terça-feira no turno da tarde

SVG: calendario 15/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Motivo é que funcionários(as) estarão dando suporte à assembleia docente no campus sede, em Camobi

Docentes fazem paralisação nesta terça-feira, 16 de abril

SVG: calendario 15/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Programação do estado de greve prevê ato no arco, plenária e assembleia geral

GT Carreira do ANDES-SN discute mesa de negociação com o governo

SVG: calendario 15/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Implantação de uma carreira única no magistério é um dos temas

Veja todas as notícias